A mostra terá início neste mês de novembro - Foto: reprodução
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

As obras e a vida de um dos maiores artistas do Brasil, estará disponível para os amantes da arte, a exposição “Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro” chega à cidade de Ouro Preto na próxima semana.

A mostra ficará no Museu da Inconfidência, e estará disponível para visitação entre os dias 11 de novembro a 10 de dezembro.

Os interessados poderão agendar gratuitamente um horário. Óculos de realidade virtual serão disponibilizados, possibilitando a apreciação das obras de Aleijadinho com riqueza de detalhes.

Cada sessão terá a duração de 15 minutos. Os visitantes poderão se mover por dentro das estruturas, além de interagir com objetos.

A experiência virtual terá uma faixa etária para maiores de 12 anos.

Obras como Cristo com Cruz às Costas, o altar da Igreja de São Francisco e os 12 Profetas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, estarão disponíveis em realidade aumentada, e utilizando a câmera dos próprios celulares, o público poderá apreciar as criações em hologramas em alta definição presentes no espaço físico da exposição.

Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, O mestre Aleijadinho, nasceu na cidade mineira de Vila Rica, atual Ouro Preto, no ano de 1738, foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial.

Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.

Quando sua fama, apesar de tudo, chegou a outras cidades e sua obra se encontrava em pleno esplendor, a doença o atacou. Lepra ou sífilis, não se sabe ao certo, deformou seus pés e mãos.

Entretanto, mesmo doente, ele não abandonou sua arte. Assim, quando suas mãos se deformaram por completo, atou-as com uma correia de couro para segurar o cinzel, o martelo e a régua.

Aleijadinho faleceu no dia 18 de novembro de 1814 em sua cidade natal. Seu corpo foi sepultado na Matriz de Antônio Dias, junto ao altar da Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte.

Compartilhe: