A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência será retomada em Ouro Preto (Região Central), no próximo dia 21 de abril. A decisão foi anunciada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A cerimônia não foi realizada nos dois últimos anos, devido à pandemia.
De acordo com nota enviada pela ALMG, a solenidade começará às 8h do dia 21, na Praça Tiradentes, com a colocação da coroa de flores no monumento em homenagem ao mártir mineiro.
Às 10 horas, a solenidade continuará no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com homenagem aos agraciados. A entrega de medalhas este ano não será feita na cerimônia. “Será em outro momento, no Palácio da Inconfidência, sede da ALMG”, afirmou o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo.
O Prefeito adiantou que o presidente do Senado e do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), será convidado para ser o orador oficial da solenidade. “Há 50 anos não havia um mineiro na presidência do Senado e do Congresso Nacional”, ressaltou.
Medalha da Inconfidência
Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a medalha tem quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
A cerimônia é realizada tradicionalmente em 21 de abril, Dia da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII. Todos os anos, a capital do Estado é simbolicamente transferida para Ouro Preto durante a celebração.
Em 2022, a solenidade marca os 230 anos da morte de Tiradentes.