Charles Wallace, o diretor do documentário, é estudante de História da Ufop. Foto - Reprodução
ERM000124_banner970x250px
ERM000124_banner970x250px
Compartilhe:

Para além dos limites dos campi, “Repúblicas e Casarões” é o nome do documentário, em cinco episódios, que visa fazer uma relação entre universidades públicas com seus entornos. No caso, como a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) influi na vida de Ouro Preto e Mariana (incluindo os distritos). “Vamos mostrar a influência cultural, econômica, artística, de produção de ensino e de pesquisa das Universidades públicas federais nos locais onde elas estão instaladas”, disse Charles Wallace (22 anos), nascido em Itabirito e estudante de História da Ufop.

Charles teve seu projeto para a realização do documentário aprovado na “2ª Mostra Multi” da Universidade ouro-pretana. “Trata-se de um espaço virtual de produção e compartilhamento de obras artísticas, que busca reunir trabalhos elaboradas pela comunidade acadêmica da Ufop”, informou a instituição.

O documentário, que Charles será diretor, será custeado por essa mostra. Os projetos escolhidos são de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, culturas digitais, memória ou música. Ao todo, foram 16 projetos aprovados.

Banner Setembro 2024
Banner Setembro 2024
Arte de divulgação do documentário. Primeiro capítulo deve ficar pronto até o dia 20/7. Foto – Divulgação

Segundo Charles, “Repúblicas e Casarões” foi o único projeto de documentário selecionado pela Universidade. Os cinco episódios serão divulgados (gratuitamente) no YouTube, e o primeiro deve ficar pronto de 15/7 a 20/7.    

“O documentário tenta fazer com que as artes consagrada e a marginalizada se encontrem, de uma forma com uma conexão única que só a arte pode trazer. Os grupos socioculturais a serem abordados são os estudantes da Ufop, a comunidade acadêmica e a comunidade em geral em torno da Universidade”, informou o release de apresentação do projeto.

Política partidária

Segundo o diretor, o documentário não tem viés político-partidário. “É vetado pela universidade qualquer tipo de militância”, garantiu.

Além de Charles, os estudantes da Ufop Beatriz Aparecida Barbosa e Marcos Luan Cosme Barbos fazem parte do projeto.

Compartilhe:
BANNER_FARID_92_ANOS_970_250PX
Meplo

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.