Por meio de redes sociais, a Prefeitura de Ouro Preto (na Região Central de Minas) informou que creches em que crianças apresentaram sintomas da síndrome mão-pé-boca serão reabertas nesta quarta-feira (20 de abril).
Segundo o jornal Estado de Minas, somente em uma creche ouro-pretana, 22 crianças menores de cinco anos foram diagnosticadas com a síndrome. “De acordo com a Secretaria de Saúde de Ouro Preto, a orientação de paralisar as atividades na creche é para impedir a circulação do vírus. Outros 24 casos da doença foram notificados em outras localidades da cidade”, informou o jornal.
Não se tem informação de quantas creches ao todo foram fechadas na cidade histórica.
Minas Gerais
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) afirma que neste ano foram registradas, até o momento, 78 notificações da doença no estado.
Nota da Prefeitura
“Após avaliação epidemiológica, a Secretaria Municipal de Saúde retifica a Nota Técnica do dia 18 de abril em que foi sugerido o fechamento de todas as creches do Município. A orientação é que fiquem fechadas até o dia 20 de abril SOMENTE as creches que tiveram casos positivos da doença mão-pé-boca”, informou a Prefeitura.
O que é mão-pé-boca?
Trata-se de uma virose altamente contagiosa causada pelo vírus “Coxsakie” e comum entre crianças de até 6 anos de idade.
Sempre que a criança apresentar os sintomas, é importante procurar avaliação médica, para orientação e tratamento adequado. Ainda não existe vacina contra a doença.
Sintomas
Entre os sintomas da doença estão: febre, dor de garganta, lesões vesiculares (pequenas bolhas) na boca, nas mãos e nos pés. Ainda podem ocorrer náuseas, vômitos e diarreia.
Em caso de sintomas
Em caso de suspeita, procure uma Unidade Básica de Saúde ou a UPA. Para notificar os casos, entre em contato com a Vigilância em Saúde de Ouro Preto, pelo telefone (31) 3559-3250.