A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), confirmou que no Campus Morro do Cruzeiro houve contaminação da água em pontos específicos. Em resposta, a instituição suspendeu as atividades presenciais até quarta-feira, 29 de novembro, para realizar ações de limpeza e garantir a segurança dos estudantes.
A Ufop isolou as áreas identificadas como fontes de contaminação e implementou uma sanitização química com cloro para remediar a situação. Os bebedouros que distribuíam a água suspeita já estavam interditados desde a semana passada.
Além da suspensão das atividades presenciais, a Ufop estendeu a interrupção do funcionamento do restaurante universitário em Ouro Preto e Mariana até quarta-feira, são locais que recebem alimentação produzida no campus Morro do Cruzeiro.
Na última quinta-feira, 23 de novembro, o centro de ensino já havia informado sobre a realização de exames para diagnosticar a qualidade da água, inspecionando encanamentos, reservatórios e outros componentes, numa tentativa de identificar e solucionar precocemente a questão da contaminação.
Apesar das suspensões, as atividades consideradas essenciais continuam sem interrupção. A universidade assegurou que os trabalhadores terão acesso à água adequada para consumo e emitiu orientações sobre o sistema eletrônico de frequência às respectivas chefias.
Os esforços de limpeza estão programados para serem concluídos até a quarta-feira, e a Ufop destaca que a decisão de cancelar as aulas tem como principal objetivo a segurança da comunidade acadêmica.