Ouro Preto e Mariana (na Região Central de Minas) são conhecidas também pelas belas celebrações durante a Semana Santa. Além de atrair muitos fiéis, vários turistas visitam as duas cidades durante o feriado da Páscoa.
Após dois anos sem grandes celebrações, devido à pandemia, as cerimônias católicas da Semana Santa voltam a ser realizadas para o grande público. Confira a programação:
Ouro Preto
Quinta-feira (14/4)
- Cerimônia do Lava-pés: representa o momento em que Jesus, antes da Última Ceia, lava os pés de cada apóstolo, simbolizando humildade. A cerimônia será realizada após o Sermão do “Mandatum”, no Largo do Rosário (em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário).
- Procissão do Fogaréu: acontece após a Cerimônia do Lava-pés e da Santa Ceia, saindo do adro da Igreja de São Francisco de Assis. Ela retrata a passagem bíblica da prisão de Jesus no Monte das Oliveiras. Serão cerca de 60 fiéis, entre homens e mulheres, carregando tochas de fogo, usando capuzes e vestidos de preto dos pés à cabeça.
Sexta-feira (15/4)
A Sexta-feira Santa é um dia de reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, é a celebração da paixão e morte de Jesus. Em Ouro Preto, há a veneração da imagem do Senhor Morto na Igreja de Nossa Senhora das Dores, a partir das 8h, ao som das “matracas”. Trata-se de um dia de recolhimento, silêncio e reflexão.
Às 19h30, acontece a tradicional apresentação das figuras bíblicas, representadas por moradores da cidade histórica. Após, ocorre a Cerimônia do Descendimento da Cruz, quando os fiéis que representam José de Arimatéia e Nicodemos retiram a imagem do Senhor Morto da Cruz. Neste momento há o Sermão das Sete Palavras, que relembra as últimas frases de Jesus antes de sua morte. Após o sermão, acontece a Procissão do Enterro pelas ruas da cidade, ao som do toque de músicas fúnebres.
Domingo (17/4)
As missas festivas começam às 7h, na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, seguida da Procissão da Ressurreição, conduzindo o Santíssimo Sacramento até o adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. À chegada, bênção solene do Santíssimo Sacramento e celebração de missa festiva. Haverá várias celebrações até as 19h.
Mariana
Quinta-Feira (14/4)
- 18h30 – Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Cerimônia do Lava-pés e adoração ao Santíssimo, até às 22h;
- 19h – Santuário de Nossa Senhora do Carmo: Cerimônia do Lava Pés,presidida pelo Arcebispo Dom Airton José dos Santos, e Sermão do Mandatum, trasladação do Santíssimo e adoração, até a meia noite;
- 19h – Matriz de Nossa Senhora Aparecida: cerimônia do Lava-pés e Adoração ao Santíssimo, até as 22h;
- 20h – Matriz do Sagrado Coração de Jesus: Cerimônia do Lava-pés e Adoração ao Santíssimo, até as 23h30.
Sexta-Feira (15/4)
- 6h – Via Sacra saindo do Santuário de Nossa Senhora do Carmo para a Cartucha de Dom Viçoso;
- 6h – Via Sacra saindo da Praça São Judas, no Bairro São Cristóvão, para o espaço celebrativo de Santa Efigênia;
- 9h – Ofício de Trevas no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, presidido pelo Arcebispo Dom Airton José dos Santos, com a participação das Irmandades, Confrarias, Associações e Movimentos;
- 19h30 – Sermão do Descendimento da Cruz pelo Padre Marcelo Moreira Santiago, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, diante da Igreja de São Francisco. Em seguida, a Piedosa Procissão com a imagem do Senhor Morto para a Praça da Sé.
Sábado (16/4)
- 9h – Ofício no Santuário de Nossa Senhora do Carmo com a participação das Irmandades, Confrarias, Associações, Movimentos e Juventude da Paróquia;
- 20h: Santuário de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos.
Domingo (17/4) – Celebrações de Páscoa
- 7h – Santuário de Nossa Senhora do Carmo;
- 8h – Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Igreja de Nossa Senhora Aparecida;
- 8h30 – Igreja de São Pedro dos Clérigos;
- 10h – Santuário de Nossa Senhora do Carmo e Matriz do Sagrado Coração de Jesus;
- 17h – Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Airton José dos Santos, na Praça dos Ferroviários e Procissão Luminosa com o Santíssimo Sacramento para a Praça da Sé.