Antônio Pereira. Foto - Vale - Divulgação
Compartilhe:

Da Comunicação da Vale

Ouro Preto (Região Central de Minas) – Os moradores de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira interessados em representar a comunidade no Comitê do Plano de Compensação do distrito já podem se candidatar a um dos 18 assentos disponíveis. Formado por moradores, pela Vale e por representantes do poder público, o Comitê vai organizar as mais de 2 mil sugestões de melhoria para Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira recebidas a partir do processo de consulta pública à população, realizado em agosto de 2020, garantindo o caráter participativo e democrático do grupo de trabalho.

Para que a candidatura seja válida, basta comprovar a residência em uma das microrregiões propostas pela comunidade (Vila Antônio Pereira, Residencial Dom Luciano, Projetada/Canga, Baixada, Tabuleiro de Baixo, Tabuleiro de Cima, Centro, Alto da Lapa, Lapa e ruas Timbopeba, da Lagoa, Travessa da Lagoa, Teresinha Pessoa e das Mercês) e assumir o compromisso, de forma voluntária e não remunerada, de participar do comitê defendendo o interesse do coletivo e trabalhando de forma colaborativa, com o objetivo de trazer melhorias para todo o distrito de Antônio Pereira. Não há número mínimo ou máximo de candidatos. O candidato mais indicado por microrregião será o titular do assento no comitê. Já o segundo atuará como suplente, apoiando o titular na construção das relações e comunicação com a base.

A candidatura pode ser realizada por meio de formulário digital, no endereço www.vale.com/candidaturacomite, até a quarta-feira, dia 23 de junho. Passado o período de candidatura, toda a comunidade terá a oportunidade de indicar seu representante, com base na lista de candidatos elegíveis.

Participação social e compromisso com a comunidade

Entre os dias 24 de agosto e 13 de setembro de 2020, os moradores de Antônio Pereira e da Vila Residencial de Antônio Pereira tiveram acesso a um formulário eletrônico para apontar as principais necessidades locais, com o objetivo de direcionar os investimentos a serem realizados pela Vale na região. Para participar, era necessário apenas residir no distrito e ter 16 anos ou mais.

O resultado indicou sugestões nas áreas de infraestrutura, saúde, turismo, assistência social, esporte, educação, meio ambiente e cursos d’água, desenvolvimento econômico, participação social e segurança pública que irão compor o Plano de Compensação e Desenvolvimento. No entanto, algumas ações identificadas como prioritárias pela sociedade já estão sendo executadas. É o caso da construção da contenção do rio Tabuleiro, já concluída. Com recurso de R$ 1 milhão da Vale, a prefeitura concluiu as obras de recomposição da margem do rio para proteger a população ribeirinha dos eventuais impactos causados pelo transbordamento das águas em períodos chuvosos.

Para este ano, ainda estão previstas a conclusão da substituição dos pontos de ônibus, a reforma da Escola Estadual Daura de Carvalho, a reforma do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), todos em andamento, além da reforma e aquisição de equipamentos para a Fundação Sorria, prevista para iniciar em agosto.

Compartilhe: