Ouro Preto (Região Central de Minas). A Vale informou hoje (29/3) que terão início, ainda neste mês, as atividades preparatórias para as obras de descaracterização da barragem Doutor, no distrito ouro-pretano de Antônio Pereira.
A previsão é de que aproximadamente 100 profissionais atuem nesta fase. Será priorizada a contratação de mão de obra local e a mobilização é realizada pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Os serviços, que serão executados até setembro deste ano, incluem a instalação de instrumentos na área da barragem, construção de aterro e do canteiro de obras definitivo, além de atividades para manutenção dos acessos.
Doutor é uma das 30 estruturas mapeadas no Programa de Descaracterização da Vale, e a previsão atual é de que a estrutura esteja completamente descaracterizada até 2029.
“As ações preventivas, corretivas e de monitoramento da barragem têm sido intensificadas, permitindo o aumento da segurança até que as etapas preparatórias e de engenharia para a descaracterização sejam concluídas”, informou a empresa.
O projeto para reparo do vertedouro segue em desenvolvimento. No momento, a Vale realiza sondagens e testes de solo.