Igreja de Nossa Senhora da Conceição faz parte do circuito do Museu Aleijadinho - Foto: Ane Souz
Compartilhe:

Entre os dias 11 e 18 de novembro, acontecerá, em Ouro Preto, a 43ª Semana do Aleijadinho, em realização da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e do Museu Aleijadinho. O tema de 2022 é “Patrimônio e arte: amar para conservar”, com a relação de missas, tributos, celebrações e atividades.

O evento será  itinerante, com realizações em espaços diferentes e até mesmo caminhadas, além das presenças de importantes lideranças religiosas e culturais. A estreia, na próxima sexta-feira (11), será inaugurada com missa na Igreja São Francisco de Assis, às 19h.

A finalização ocorrerá no Dia do Aleijadinho, em 18 de novembro,  e será pela entrega da coroa de flores no túmulo do Aleijadinho.

Confira a programação completa:

11 de novembro (sexta-feira)

19h – Santa Missa de abertura da 43ª Semana do Aleijadinho – Igreja São Francisco de Assis

20h – Mesa redonda: Processo de restauração da Matriz Nossa Senhora da Conceição – Mediadora: Dulcinéia França – Local: Igreja São Francisco de Assis.

12 de novembro (sábado)

15h – Intervenção artística no adro da Igreja de São Francisco de Assis com Carlos Bracher acompanhado por um quarteto da Orquestra Pe. Simões.

19h – Celebração Eucarística na Igreja São Francisco de Assis

20h30 – Abertura do Natal Luz em Ouro Preto

13 de novembro (domingo)

19h – Santa Missa na Igreja São Francisco de Assis.

20h – Tributo aos 190 anos de morte do compositor Pe. João de Deus de Castro Lobo. Apresentação musical com o Coral Santana – Local: Igreja São Francisco de Assis.

14 de novembro (segunda-feira)

15h – Oficina de bordados ASA (Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões)

19h – Celebração Eucarística na Igreja de São Francisco com a presença dos funcionários do Museu Aleijadinho e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

20h – Tributo aos 190 anos da morte do compositor Pe. João de Deus de Castro Lobo. Apresentação musical com o Coro e Orquestra Dom Oscar de Oliveira. – Local: Igreja São Francisco de Assis.

15 de novembro (terça-feira)

15h – Oficina de Bordado ASA (Igreja de Nossa Senhora das Mercês)

19h – Celebração Eucarística na Igreja São Francisco de Assis.

20h – Tributo aos 190 anos da morte do compositor Pe. João de Deus de Castro Lobo. Apresentações musicais com os Corais Francisco Gomes da Rocha e São Pio X. – Local: Igreja São Francisco de Assis.

16 de novembro (quarta-feira)

19h – Celebração Eucarística na Igreja São Francisco de Assis

20h – Comunicação feita pelos alunos da Faculdade Dom Luciano Mendes: “A arte e a fé em Aleijadinho”. – Local: Igreja São Francisco de Assis

20h30 – Exposição dos bordados do grupo ASA (Igreja São Francisco de Assis)

17 de novembro (quinta-feira)

19h – Celebração Eucarística na Igreja São Francisco de Assis

20h – Mesa-redonda: “O que significa uma intervenção de um bem tombado?” (Participações: Prof. André Boher – historiador e professor do IF de Ouro Preto / Deise Lustosa – Arquiteta. Mediador: Pe. Edvaldo Antônio de Melo – doutor em Filosofia e professor da Faculdade Dom Luciano Mendes).

18 de novembro (sexta-feira)

10h – Abertura oficial da cerimônia de aposição da coroa de flores no túmulo do Antônio Francisco Lisboa, “O Aleijadinho”. Composição da mesa, execução de hinos e homenagens. Orador oficial da cerimônia: Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, vigário geral da Arquidiocese de Mariana (MG).

12h – Repiques de sinos nas Paróquias da Cidade de Ouro Preto

15h e 18h – Repiques de sinos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

18h30 – Missa na Igreja São Francisco de Assis

19h30 – Entrega da Medalha Aleijadinho com homenagem póstuma a Gilson Felipe Ribeiro – Local: Igreja de São Francisco de Assis

20h30 – Seresta saindo do adro da Igreja São Francisco de Assis em direção à Praça Tiradentes com os grupos de seresta: “Descendo a Ladeira” e “Flor de Liz”, de Itabirito (MG).

Compartilhe: