Na madrugada dessa quinta-feira (17/8), uma triste notícia. Uma onça-parda, de aproximadamente 2,5 anos de idade, morreu após ser atropelada na rodovia MG-129, próximo ao povoado de Carreiras, em Ouro Branco (Região Central de Minas).
Segundo informações do Grupo de Resgate de Animais em Desastres, o animal era uma macho jovem, iniciando a fase adulta “muito musculoso”.
A onça não não possuía colar de monitoramento via GPS. Essa informação descarta a hipótese de que poderia ser a onça que foi introduzida novamente na fauna na Serra de Ouro Branco no início desta semana, resgatada em uma garagem em Cachoeira do Campo.
Ainda não foi encontrado um possível responsável já que a rodovia não possui câmeras o que dificulta o trabalho. A necropsia está sendo realizada para entender a causa da morte.
A maior malha viária do Brasil é a de Minas Gerais, com 31.400 quilômetros. Segundo o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, com sede na Universidade Federal de Lavras, em 2022, mais de 20 mil animais de pequeno, médio e grande porte foram atropelados – o que dá uma média de 2,3 por hora.
Veja vídeo do momento em que é encontrado o animal:
[…] muito longe de Ouro Preto, há cerca de dois meses, em Ouro Branco, uma onça de aproximadamente dois anos de idade, muito forte e saudável foi atropelada em Carreiras. Esse é mais um caso que mostra a fragilidade da fauna e o cuidado que […]