O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) iniciou as inscrições do vestibular 2023 para turmas com início no primeiro semestre letivo do próximo ano. São cerca de 5 mil vagas, distribuídas entre cursos técnicos e de graduação.
As inscrições foram iniciadas em 12 de setembro e vão até 30 de outubro e são feitas exclusivamente pela internet, a uma taxa de R$ 20. Até o dia 17 de outubro, é possível solicitar isenção de taxa. Para se inscrever, é necessário acessar o site: www.ifmg.edu.br.
As oportunidades de formação profissional são gratuitas, ofertadas nos 18 campi do Instituto: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
Cursos de ensino Médio Técnico: 2.369 vagas
São cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, voltados para estudantes que estão concluindo ou já concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta modalidade, os alunos fazem no Instituto as disciplinas do Ensino Médio e do curso técnico escolhido na inscrição. A seleção dos candidatos será feita por meio de prova objetiva, presencial, prevista para 4 de dezembro.
Cursos técnicos para quem já concluiu o Ensino Médio: 597 vagas
Os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio são voltados para pessoas que já terminaram o 2º grau e querem se qualificar de forma rápida e prática para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. A seleção também será por meio de prova objetiva, presencial, prevista para 4 de dezembro.
Cursos superiores: 2.057 vagas
Para quem concluiu o Ensino Médio e busca oportunidade de se qualificar em nível superior são 51 opções de cursos de graduação. A seleção utiliza as notas obtidas pelos candidatos em uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013 a 2022). Além de ingressar via processo seletivo, estudantes que buscam o ensino superior e tenham participado do Enem 2022 também poderão optar por estudar no IFMG via Sistema de Seleção Unificada (SISU), com regras estipuladas em edital específico.