Os participantes da oficina de Realidade Virtual vão levar para casa óculos sustentáveis construídos por eles mesmos. Foto - Divulgação - EcoCreator
Compartilhe:

“Transformar os jovens em protagonistas da evolução social, econômica e humana de Itabirito”. Segundo a Vale, esse é o objetivo do projeto “Galera Mão na Massa”. Por meio do qual, em parceria com a empresa EcoCreator, a mineradora oferecerá a crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, cursos livres nas áreas de programação, robótica, modelagem 3D e Internet das Coisas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site www.galeramaonamassa.com.br ou presencialmente, na Associação Comunitária Unidos do Marzagão (Fazenda do Marzagão, nº 36).

As oficinas

Serão 21 oficinas sobre sete temáticas diferentes, oferecidas a partir de 13 de junho. A carga horária de cada oficina vai variar entre 8 e 32 horas e os grupos serão divididos em faixas etárias, totalizando 420 vagas.

Durante as atividades, os jovens irão aprender, por exemplo, a modelar e imprimir em 3D, a criar aplicativos que solucionam problemas cotidianos, robôs divertidos que interagem com o ambiente através de sensores e óculos de realidade virtual sustentáveis.

Por meio de uma metodologia que tem como base a experiência, as oficinas usarão a tecnologia para tratar temas como empoderamento social; empreendedorismo, ciência e tecnologia; e sustentabilidade e regeneração.

“Acreditamos que jovens conscientes e comprometidos com seu entorno são aqueles com maior poder de transformação. Por isso, propomos uma educação que desenvolva as habilidades necessárias para isso”, explica o analista de Responsabilidade Social da Vale, Felipe de Faria.

Nas oficinas de programação, os participantes irão aprender a criar aplicativos que solucionam problemas do cotidiano. Foto – Divulgação – EcoCreator.

Conheça as oficinas do Trilhas do Saber: Galera Mão na Massa

Oficina de Programação

“Nessa oficina de prototipação de aplicativos, vamos convidar a galera a criar aplicativos que solucionam problemas do cotidiano”, informou a Vale.

Carga horária: 32 horas

Início: 1º de julho

Oficina de Experiência Maker

Segundo a Vale, é impossível não sair mais criativo desta oficina! “Através de uma série de desafios instigantes, vamos experimentar na prática os princípios da cultura maker, criando um ambiente de cocriação, empoderamento, autoconfiança, empatia e muita criatividade”, salientou a mineradora.

Carga horária: 8 horas

Início: 15 de junho

Oficina de Realidade Virtual

“Realidade aumentada e realidade virtual mais acessíveis do que nunca. Vamos construir juntos óculos de realidade virtual sustentáveis. O participante vai levar pra casa um universo mágico para usufruir”, disse a empresa.

Carga horária: 8 horas

Início: 13 de junho

Oficina de Robótica básica

“Utilizando materiais do cotidiano, vamos ensinar os primeiros passos de robótica e programação, criando robôs divertidos que interagem com o ambiente através de diversos sensores”, comunicou a Vale.

Carga horária: 32 horas

Início: 21 de junho

Oficina de Internet das Coisas

De acordo com mineradora, “a internet das coisas já está mais acessível do que você imagina, e é mais fácil do que você pensa. Vamos experimentar na prática como a tecnologia pode facilitar a sua rotina diária, usando dispositivos inteligentes”.

Carga horária: 8 horas

Início: 15 de junho

Oficina de Modelagem 3D

“Vamos desbravar essa tecnologia exponencial que já está invadindo a indústria. Você vai aprender a dar vida às suas ideias através da modelagem e da impressão 3D. E ainda vai levar para casa uma impressão feita por você”, especificou a Vale.

Carga horária: 8 horas

Início: 13 de junho

Compartilhe: