Nesta terça-feira (5), por volta das 12h30, Instagram e Facebook, duas das maiores redes sociais do mundo, tiveram uma queda massiva em seus serviços, deixando milhões de usuários em todo o mundo desconectados e incapazes de acessar suas contas.
O problema afetou tanto navegadores quanto aplicativos da Meta, empresa que é dona de ambas as marcas, levando a uma interrupção generalizada dos serviços oferecidos por essas plataformas.
Segundo o site Downdetector, uma plataforma que monitora o status de aplicativos e sites em vários países, houveram relatos de instabilidade com mais de 19 mil reclamações registradas no Brasil para o Instagram e mais de 27 mil para o Facebook.
Os usuários do Instagram relataram dificuldades em carregar seus feeds, encontrando mensagens de erro como “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”. Enquanto isso, os usuários do Facebook foram automaticamente desconectados de suas contas.
Embora algumas queixas também tenham sido relatadas em relação à estabilidade do WhatsApp, que também é de propriedade da Meta, as reclamações foram significativamente menores em comparação com as outras plataformas da empresa.
A queda também foi sentida em outros países, com mais de 200 mil reclamações nos Estados Unidos para o Facebook e mais de 40 mil para o Instagram. No Reino Unido, foram registradas mais de 150 mil reclamações no Instagram e mais de 25 mil no Facebook.
Felizmente, por volta das 14h, ambas redes sociais voltaram a normalidade.