A estudante de engenharia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Bárbara Paiva, faturou um prêmio no “Final Global Red Bull Basement”, realizada entre 24 e 27 de março, em Istambul, na Turquia. Bárbara desenvolveu o Aqualux, garrafa para esterilização capaz de tornar qualquer água potável.
O Red Bull Basement é um programa universitário mundial que busca capacitar alunos para dar o pontapé inicial em suas ideias por meio da tecnologia. Após vencer a etapa nacional, Bárbara foi vencedora do “torneio storytelling”, premiação dada a participantes pelas histórias relacionadas às suas missões e que reuniu 44 finalistas de 43 países. “A oportunidade de ser a campeã nacional tem sido incrível ao meu projeto, porque além de me ajudar no desenvolvimento, ainda ajuda a acelerar o processo e aumentar a visibilidade”, afirmou ela em entrevista ao site oficial do Red Bull.
Em Istambul, a estudante da Ufop não venceu o prêmio principal do evento, que foi para as estudantes norte-americanas Brinlee Kidd e Sylvia Lopez. A dupla desenvolveu um programa de estudos on-line para alunos com dificuldades acadêmicas.
Contudo, o prêmio recebido e a sucessão de vitórias conquistadas pela aluna ouro-pretana foi motivo de orgulho para a comunidade acadêmica mineira. “A ideia do projeto surgiu no meu mestrado, em que estudo a esterilização de parasitas via radiação, e pensei em aplicar isso para ajudar as pessoas de forma simples e viável”, contou a estudante.
Em tempo: “storytelling” é a habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente e recursos audiovisuais.