O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse em entrevista coletiva, na última quarta-feira (1º/12), que a realização do Carnaval no estado será avaliada pela Secretaria Estadual de Saúde apenas em janeiro de 2022.
A folia já está sendo cancelada em alguns municípios, após a descoberta da variante Ômicron. “Alguns prefeitos já deixaram claro que não farão eventos carnavalescos em sua cidade e até inibirão a realização disso em áreas públicas. Eu sou favorável a isso. O vírus ainda está circulando. Ninguém vai morrer porque vai ficar sem carnaval”, afirmou.
O uso obrigatório de máscaras, previsto para terminar este ano, também será reavaliado em janeiro. “É muito provável que continuemos com o uso de máscara, porque não é recomendável a esta altura do campeonato, com o inimigo quase derrotado, relaxarmos”, disse o governador.
De acordo com Zema, 70% da população mineira já está vacinada contra o coronavírus. Contudo, devido à nova variante, a flexibilização do uso de máscara está adiada.
Em Itabirito, a Prefeitura está realizando uma Consulta Pública sobre a realização ou não do Carnaval na cidade. Na quarta-feira (1º/12) foi divulgado o resultado parcial: 90,6% dos votantes são contra a realização do Carnaval de rua e 73,6% contra a realização do evento em local com controle de acesso e limitação de pessoas.
Para votar, clique aqui. O resultado final será divulgado no dia 9 de dezembro.