Soldado Scarpa com alunos de uma turma do 5º ano da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, em Itabirito. Foto - 52º BPM/PMMG
Compartilhe:

O 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM) deu início ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), neste 1º semestre de 2022, na Região dos Inconfidentes. A novidade é que, depois de dois anos, o Proerd volta a ser ministrado de forma presencial, para 621 estudantes de Ouro Preto, Mariana e Itabirito (cidades da Região Central de Minas).

O Proerd é um programa da Polícia Militar (PM) que tem como finalidade auxiliar os pais e as escolas na orientação de crianças e jovens, para que os mais novos se mantenham distantes das drogas e da violência.

Ouro Preto: sargento Juliano com alunos de uma turma da Escola Estadual da Marília de Dirceu. Foto – 52º BPM/PMMG

Ouro Preto

Em Ouro Preto, as aulas do Proerd tiveram início no dia 16/2 e o programa está sendo aplicado em três escolas para 141 alunos do 5º ano do ensino fundamental: Escola Municipal São Sebastião e escolas estaduais Marília de Dirceu e Dom Velloso.

Neste semestre, as aulas estão sendo ministradas pelo 1º sargento Juliano Gonçalves. No próximo, o Cabo Saulo Soares também aplicará o programa.

Itabirito

Em Itabirito, uma nova instrutora do 52º BPM passa a aplicar o Proerd neste semestre: a soldado Scarpa. As aulas tiveram início no dia 21/2, para 315 alunos do 5º ano do ensino fundamental de quatro instituições: escolas municipais Manoel Salvador de Oliveira, Natália Donada Melillo, Laura Queiroz e Guilherme Hallais França.

No segundo semestre, o 2º sargento Marco Aurélio também aplicará o Programa.

Mariana

E em Mariana, o cabo Josimar iniciará as aulas do Proerd a partir da segunda metade de março/22. Serão atendidos 165 estudantes – também do 5º ano do Ensino Fundamental – de três escolas: Cempa, escolas municipais Wilson Pimenta e Dom Luciano.

Pandemia

Durante a pandemia da Covid-19, o Proerd não deixou de ser aplicado na área de abrangência do 52º Batalhão.

Os instrutores aplicaram, no período, o “Proerd em Casa” – modelo elaborado pela Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, com aulas convertidas para a versão de vídeo aulas.

Neste 1º semestre, o Proerd será ministrado somente nas sedes dos municípios da Região dos Inconfidentes.

Já no segundo, o programa abrangerá escolas de alguns distritos de Ouro Preto, Mariana e Itabirito, também presencialmente. “Ficamos felizes pelo retorno das aulas de forma presencial. É um significativo sinal de que estamos superando a pandemia da Covid, flagelo que assolou nossa sociedade nos últimos dois anos”, disse o sargento Juliano.

Radar Geral, Itabirito, Ouro Preto Mariana, Proerd, Drogas, Violência, Crianças, Jovens, Alunos, Polícia Militar, PM

Compartilhe: