Em Minas Gerais, policiais militares já começaram a usar câmeras nas fardas. “Inicialmente, 1.040 equipamentos foram disponibilizados. Nesta primeira etapa, cerca de 4 mil policiais vão revezar os equipamentos nas ruas”, informou em nota a Polícia Militar (PM).
A intenção é que até o dia 12/12 todos os equipamentos estejam em pleno funcionamento em todas as regiões do Estado.
As câmeras terão acesso à internet, ou seja, filmarão e transmitirão, em tempo real, trazendo a localização dos policiais por georreferenciamento.
A nota a PM ainda diz: “Foram investidos R$ 2,4 milhões no projeto, valor que contempla, além da aquisição das câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens e a recarga dos equipamentos, e ainda 1.040 pistolas de impulso elétrico, instrumentos de menor potencial ofensivo para auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos”.
Experiência
Segundo o jornal O Tempo, “a utilização de câmeras na atividade policial foi adotada com bons resultados em São Paulo, onde houve queda de 80% na letalidade policial no primeiro ano de adoção da medida. A mudança traz também segurança para os policiais, que passam a ter como provar circunstâncias das ações”.
[…] e Diogo de Vasconcelos) informou que em todo Estado, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) adquiriu Câmeras Operacionais Portáteis (COP) para utilizá-las como instrumento de apoio à atividade […]