Na manhã deste sábado (8/1), grande quantidade água vinda das proximidades de área próxima ao Alphaville, em Nova Lima (MG), deixou a BR-040 interditada.
A princípio, a informação é que a barragem da Mina Pau Branco, da Vallourec, havia rompido. O que não é verdade, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de MG (CBMMG).
Segundo o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, “o que aconteceu é que a região foi afetada por uma forte chuva e há uma estrutura, que de forma leiga, pode ser definida como uma estrutura de contenção de água de chuva, um dique lisa, que fica bem próximo ao Miguelão e de toda aquela estrutura do Alphaville (…). Ocorreu um transbordamento dessa estrutura. Para padrões de ‘mineração de barragem’ é considerada uma estrutura pequena”.
O tenente continuou: “A BR-040 permanece fechada, nas imediações, devido à quantidade de água (…). O maciço continua íntegro. Não há nenhum tipo de problema estrutural. Simplesmente, foi uma situação de transbordamento. Não há nenhuma vítima fatal e não há comunidade que esteja em risco neste momento”.
O tenente garantiu que não há necessidade de evacuação em qualquer localidade.
Ouça a fala do porta-voz dos bombeiros na íntegra:
[…] Nova Lima: não houve rompimento de barragem e não há comunidade em risco, diz CBMMG […]
[…] emissora continuou: “Caso as pilhas sofram algum tipo de ruptura, haverá situação similar à ocorrência do transbordamento de um dique da Mina Pau Branco, da Vallourec, em janeiro 2022. Na ocasião, os rejeitos invadiram a […]
[…] interdição da rodovia se deu após transbordamento do sistema de drenagem na área da Mina de Pau Branco. Por causa disso, “com o tempo, a gente pode sentir falta de […]