Minas Gerais desponta como líder no crescimento da atividade turística entre os estados analisados do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG, baseada na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
O indicador mensal saiu de -1,0% em agosto para -0,1% em setembro. Na média nacional, o volume da atividade turística teve elevação de 0,5% em setembro após de 0,0% no mês anterior.
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio-MG, apesar de Minas apresentar índice negativo de -0,1% na comparação mensal de setembro frente a agosto do ano corrente, nas outras vertentes analisadas o estado mineiro apresenta expansão acima da média nacional.
De fato, no acumulado de janeiro a setembro de 2024, o turismo em Minas cresceu 8,9%, superando em 6,9 pontos percentuais a média nacional. No ranking, MG é seguido por Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
Nos últimos 12 meses, de outubro de 2023 a setembro de 2024, o turismo mineiro também se destacou, com alta de 9,3%, novamente acima da média nacional em 6,7 pontos percentuais.
Em relação a setembro de 2023, o turismo mineiro registrou crescimento de 6,0%, consolidando a tendência de alta iniciada em abril de 2021. Apesar de inferior aos 18,7% observados na comparação entre setembro de 2022 e setembro de 2023, o desempenho atual supera a média nacional em 3,8 pontos percentuais.
O estudo também revelou um aumento na geração de empregos no setor de hotéis e similares. Em setembro de 2024, o número de carteiras ativas alcançou 31.984, com um saldo de 765 empregos líquidos, resultado das admissões e demissões no período.
“Um dos principais fatores que contribuíram para esse fortalecimento, foram em especial as atividades turísticas referente a restaurantes, hospedagens e espetáculos teatrais e festivais de músicas, acrescido do ecoturismo por meio das promoções de roteiros realizado pelas agências de turismo’’, disse Fernanda Gonçalves.