Morre aos 81 anos Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana
Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana - Foto: Reprodução
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

À 0h15 desta quarta-feira (26/7), morreu aos 81 anos Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana (Região Central de Minas) e ex-presidente da CNBB.

A morte aconteceu na Diocese de Xingu, em Altamira, Pará, onde ele estava para pregar em um retiro de padres. A notícia sobre a morte foi divulgada pelo site do Vaticano

Como foi

Enquanto caminhava, Dom Geraldo caiu e fraturou o fêmur. Ele foi internado e enquanto tentava transferência para Vitória, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. 

Segundo informações, o hospital onde ele foi recebido não tinha suporte para realizar os procedimentos para salvar a vida do arcebispo. 

Desde as 6h, o corpo está sendo velado. A missa de corpo presente será celebrada às 8h na Catedral de Altamira. Na sequência, será transladado para Vitória e seguirá para Mariana, conforme desejo do próprio arcebispo.

Dom Geraldo morava em Ponta Formosa, na Praia do Canto, e atendia a pedidos de dioceses para palestras formativas e retiros.

Foi bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória, 1° bispo de Colatina, arcebispo de Vitória da Conquista (BA) e arcebispo de Mariana (MG), além de presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ele foi nomeado arcebispo metropolitano de Mariana pelo Papa Bento XVI, em 11 de abril de 2007. Tomou posse em 23 de junho de 2007. Em 25 de abril de 2018, após ter completado 75 anos, teve o seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se arcebispo emérito.

Seu lema episcopal: “OPUS FAC EVANGELISTAE” (Faze a obra de um evangelista).

Veja os detalhes do velório e sepultamento:

Compartilhe: