Texto com base em matéria da Agência Minas
O Governo de Minas anunciou que os produtores têm até 30/11 para vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa. A 2ª fase da campanha de vacinação no estado teve início em 1º/11.
O produtor deverá comprovar a imunização, junto ao IMA, até 10/12. A meta é vacinar em torno de 97% do rebanho mineiro, sendo bovinos e bubalinos de todas as idades.
A propaganda de incentivo à imunização do gado começou a circular nas rádios, canais de TV e internet em 31/10. O ator e músico mineiro, Guito, revelado na novela Pantanal, da Rede Globo, participa da campanha.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é o responsável pela fiscalização da campanha junto aos pecuaristas.
1ª etapa
Na primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa de 2022 realizada no mês de maio, em Minas Gerais, foram imunizados quase 10,5 milhões de animais nos rebanhos mineiros. O índice de cobertura vacinal em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses foi de 98,2%.
O compromisso dos pecuaristas nas campanhas de vacinação contra a febre aftosa, aliado às ações em defesa sanitária animal, têm garantido índices de vacinação dos bovinos e bubalinos superiores a 95% nos últimos anos. Em 2021, Minas Gerais alcançou índice de 97,5% de cobertura vacinal de bovinos e bubalinos.