Zona de Convergência do Atlântico Sul. Esse é o nome do fenômeno que trará chuvas intensas para Itabirito, Ouro Preto e Mariana (municípios da Região Central de Minas). A previsão é de que a partir de hoje (9/11) até sexta-feira (12/11) poderá chover até 30 mm por dia. Lembrando que acima de 25 mm/h, a chuva é considerada forte.
O alerta para as consequencias do fenômeno são das defesas civis dos três municípios.
Em áudio, que se espalhou via WhatsApp, o engenheiro Charles Murta, da Defesa Civil de Ouro Preto, disse que existe a probabilidade de o tempo ficar muito chuvoso até sábado (13/11).
“Esse fenômeno é uma condição atmosférica que puxa a umidade que vem da região amazônica e que passa pelo Sudeste. Isso forma um corredor de umidade e provoca chuvas volumosas em nossa região. Nós temos uma previsão de 70 mm acumulados nos próximos dias. Entretanto, foi uma condição meteorológica semelhante que nós observamos nos eventos (recentes) em Cachoeira do Campo de Santo Antônio do Leite (distritos de Ouro Preto), que provocaram inundações em Amarantina. Nós pedimos aos moradores que fiquem atentos, que observem o terreno durante os dias de chuva, se for observado que teve movimentação na edificação, se aparecerem trincas e se essas trincas tiverem ângulo de 45 graus (…). Essas são as trincas que mais nos preocupam e podem significar um afundamento do terreno, que nós chamamos de ‘recalque diferencial’. Se tem o surgimento de água próximo à casa ou até mesmo dentro da residência, isso significa que pode estar acontecendo um processo de erosão dentro do solo, principalmente se (a água) estiver com a coloração barrenta”, disse o engenheiro por meio de áudio.
Em vídeo, a Defesa Civil de Itabirito também fez o alerta para os riscos nos próximos dias. “Não estão previstas tempestades severas que representem alto risco”, informou. Contudo, a população itabiritense deve ficar atenta aos níveis de água de rios e córregos e não deve entrar em áreas alagadas.
Veja o vídeo feito pela Prefeitura de Itabirito:
No Twitter, a Prefeitura de Mariana fez um alerta para ainda hoje (9/11): “Defesa Civil alerta! Risco de tempestade severa com granizo, vendaval e chuva forte (…). A recomendação é que a atenção seja redobrada, como evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva (…). Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores; atenção especial para áreas de encostas e morros; não se aproxime de cabos elétricos rompidos”, informou a Prefeitura marianense.
TELEFONES DAS DEFESAS CIVIS
Para falar com a Defesa Civil, o cidadão pode ligar 199 (Itabirito, Ouro Preto e Mariana), (31) 3559-3121 (Ouro Preto), (31) 3561-7433 (Itabirito) e (31) 3558-4412 (Mariana).
[…] ápice e os moradores temem por consequências ainda mais graves em um futuro breve, haja vista a quantidade prevista de chuvas para os próximos […]