Em 2020, a ONG Casa de Mãe, em Nova Lima, utilizou os recursos obtidos para a reativação do projeto Aleliê Social. Foto - Coca-Cola - Divulgação
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Da Comunicação da Coca-Cola Femsa Brasil

A Coca-Cola Femsa Brasil está recebendo inscrições, até o dia 31/8, para a sexta edição do edital “Ideias para um Mundo Melhor”. Neste ano, as ONGs selecionadas vão receber até R$ 50 mil, cada, para projetos sociais que atuem no desenvolvimento comunitário e bem-estar social nos estados onde a companhia tem operações: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em Minas, as organizações sociais com atuação em Itabirito, Brumadinho, Moeda e Nova Lima podem participar e se inscrever pelo http://ideiasparaummundomelhor21.com.br/edital.pdf.

A edição de 2021 abre oportunidades para propostas provenientes de organizações sociais divididas em três áreas: inclusão, em que poderão ser tratados temas como diversidade, empoderamento dos públicos feminino, racial, LGBTQIA+, PCD e refugiados; meio ambiente, com temas voltados para água, economia circular e clima; e empreendedorismo, voltado para o fomento econômico, geração de emprego e renda.

Além das quatro cidades em Minas Gerais, serão contempladas Bauru, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes (SP), Antônio Carlos (SC), Porto Alegre (RS), Maringá e Curitiba (PR) e Campo Grande (MS). Cada uma delas poderá receber aportes a serem distribuídos entre os projetos selecionados.

Para incentivar o maior número de inscrições de projetos, a companhia oferece, anualmente, cursos voltados para a elaboração de projetos, metas e indicadores, além de conceitos de inovação e ferramentas digitais. Neste ano, a capacitação foi realizada em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, instituição sem fins lucrativos que dissemina a cultura do trabalho organizado.

“Com o avanço da vacinação e a expectativa do retorno à normalidade, essa edição do edital “Ideias para um Mundo Melhor” visa empoderar as pessoas através de crescimento pessoal, profissional e de inclusão. O edital já se mostrou relevante ao impactar 20.600 pessoas por intermédio de ONGs e reforça a missão da Coca-Cola Femsa Brasil de gerar bem-estar social nos lugares em que está presente”, afirma Camila Amaral, diretora Jurídica e Assuntos Corporativos da empresa.

Nos cinco anos de edital, o aporte financeiro da Coca-Cola Femsa Brasil possibilitou o desenvolvimento de ações capazes de amenizar desigualdades sociais. Selecionado em 2020, a ONG Casa de Mãe, em Nova Lima, utilizou os recursos obtidos para a reativação do projeto Aleliê Social, que oferece capacitação profissional em costura para mulheres que moram no bairro Jardim Canadá e têm baixo poder aquisitivo. 

A selecionada na primeira edição do edital, em 2016, foi a Escola Municipal Laura Queiroz em Itabirito. De acordo com a coordenadora de projetos ambientais da escola, Flávia Mendanha, “o aporte financeiro foi fundamental para a implantação de um sistema de captação de água de chuva, utilizada para regar a horta e os jardins, limpeza do pátio e descarga dos sanitários”. Ela destaca que o projeto beneficia mais de 300 pessoas da comunidade escolar.

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