A equipe “Mira”, formada por quatro estudantes do curso técnico em Automação Industrial no Campus Ouro Preto foi a grande vencedora da Inova Jovem 2023, competição de empreendedorismo promovido pela agência de inovação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seis equipe disputaram a finalíssima do torneio, que é o maior do gênero no Brasil, envolvendo jovens estudantes de todo o país.
Com o projeto de uma pulseira para mães surdas que tem funções de babá eletrônica e emissão de alertas, a equipe Mira conquistou os dois títulos da final disputada em 23 de novembro: melhor modelo de negócios e voto popular. A primeira categoria é o principal título do programa, consagrando o time vencedor com a premiação da competição. Os vencedores recebem prêmio em dinheiro e bolsa para um curso de inglês.
Mira
A equipe Mira é composta por quatro alunas do curso técnico em Automação Industrial no Campus Ouro Preto: Maria Eduarda de Almeida, Ana Clara Galvão, Rayssa de Oliveira e Isabella Nascimento. A princípio, elas foram classificadas tardiamente para a final da competição, após a desclassificação de outros dois times. A última disputa se deu entre equipes de São Paulo, Maranhão, Minas Gerais e Paraná.
O projeto da equipe propõe uma pulseira para mães surdas, com funções de babá eletrônica e a emissão de alertas vibratórios e visuais quando o bebê chora. A proposta está relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Saúde e Bem-estar.
Esse projeto venceu a edição 2023 do programa “Power4Girls”, iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. A final foi realizada em Brasília, nos dias 5, 6 e 7 de outubro, e contou com a participação das 20 equipes selecionadas em todo o Brasil.
Com informações do Instituto Federal de Minas Gerais e Inova Jovem
[…] Matéria originalmente puiblicada em Radar Geral. […]