Receio de desbastecimento causou filas nos postos de Itabirito. Na imagem, carros esperam para abastecer no posto Itabirito (antigo posto Esso). Foto - Reprodução
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Minas Gerais (MG) – A greve dos “tanqueiros” está suspensa. A informação, dada na noite desta sexta-feira (26), é do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque), que representa a categoria. Com isso, postos em MG voltam a receber combustíveis a partir deste sábado (27).

O presidente do sindicato Irani Gomes afirmou que os “tanqueiros” suspenderam a greve depois de uma reunião entre o Sindtanque; o secretário de Governo, Igor Eto; e o secretário de Planejamento, Otto Levy, do Governo do Estado. A informação é do portal G1.

A categoria apresentou a pauta de reivindicações ao Executivo Estadual. O Poder Executivo, por sua vez, se comprometeu a iniciar negociações com a categoria na próxima semana, mas nenhuma data foi definida.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), promete buscar “uma solução dialogada e efetiva para as questões levantadas”, informou o portal.

Os transportadores reivindicam do Governo do Estado a redução do ICMS de 15% para 12%.

“Reduzir impostos é um desejo meu e um compromisso desse Governo, vamos continuar perseguindo esse objetivo tão logo a situação fiscal do Estado e as limitações legais trazidas por ela nos permitam. Até lá, temos de construir alternativas e vamos buscá-las em conjunto”, disse Zema, reafirmando que irá negociar com a categoria – de acordo com o jornal O Tempo.

Ainda segundo o jornal, atualmente, o Estado cobra 31% de ICMS sobre a gasolina, que é a segunda maior alíquota do país, e 15% sobre o diesel. Em 2020, a arrecadação do ICMS no Estado chegou a R$ 9,9 bilhões, dos quais 35,4% (R$ 3,5 bi) referem-se ao ICMS do diesel.

Com informações do jornal O Tempo e do portal G1.

Compartilhe: