Projeto transforma salas de aula em micromundos de aprendizagem. Foto - Divulgação - Vale
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

A mineradora Vale acaba de divulgar um balanço de suas ações nas cidades impactadas por suas barragens. De acordo com a empresa, no setor de educação, já foram investidos cerca de R$ 120 milhões nos últimos três anos, em seis municípios de Minas: Brumadinho, Itabirito, Barão de Cocais, Ouro Preto, Nova Lima e Conselheiro Lafaiete. As ações são definidas a partir da escuta ativa da população e da parceria com o Poder Público.

Em Itabirito, sete escolas foram revitalizadas, recebendo destaque as reformas feitas nas quadras poliesportivas. “O ambiente está mais agradável e seguro para as atividades esportivas, pedagógicas e festividades”, afirma Teresinha Gonçalves, diretora da Escola Municipal Guilherme Hallais França, uma das beneficiadas.

Segundo a Vale, novos projetos inovadores também estão sendo implementados em Itabirito. Um deles é o “Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa”, que tem o objetivo de transformar as salas de aula em micromundos, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas. A metodologia de ensino é inédita no estado e foi desenvolvida pela empresa Vale, Itabirito, Ouro Preto, Investimentos, Afetados, Barragem, Educação, Barão de Cocais, Nova Lima, Brumadinho, Conselheiro Lafaiete para estimular a inovação, a resolução de problemas e a diversão na sala de aula.

“Além dessa preocupação com a infraestrutura, que garante uma visibilidade material expressiva, a Vale está oferecendo capacitação aos professores, que, além de melhorar a prática pedagógica do dia a dia, também traz contribuições imateriais, emocionais e afetivas, elevando assim a autoestima, possibilitando um ensino-aprendizagem de forma criativa e proporcionando novos olhares que atendam às expectativas do mundo moderno”, afirma Iracema Ana D´Arc Pedrosa Mapa, secretária de Educação de Itabirito.

Fora das escolas, o projeto “Galera Mão na Massa” visa oferecer a crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, cursos livres nas áreas de programação, robótica, modelagem 3D e “internet das coisas”. Serão 600 vagas distribuídas em 30 oficinas sobre sete temáticas diferentes.

Ouro Preto

Em Ouro Preto, o distrito de Antônio Pereira também foi contemplado com a reforma de uma escola municipal, assim como a cidade de Barão Cocais.

Compartilhe: