A partir da próxima quinta-feira (26), as carteiras de identidade, emitidas no estado de Minas Gerais, passam a ter um novo modelo. O objetivo é melhorar a segurança contra falsificação, trazendo diversos dados que permitem a validação do documento.
A confecção do RG agora acontecerá por meio da coleta das digitais por biometria, com a assinatura sendo feita com uma mesa digitalizadora e com a foto 3×4 sendo tirada no local da confecção.
No novo modelo, poderão ser inseridas informações de outros documentos, como carteira de trabalho, carteira de motorista, Título de Eleitor, PIS/PASEP, NIS, número do certificado militar e número do SUS.
Contudo, este modelo ainda não é o RG digital, previsto para ser implementado no estado somente em 2023.
Ouro Preto
Em Ouro Preto, a emissão do documento de identidade continuará a ser realizada pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal, sendo mantida a taxa DAE de R$ 95,41 para emissão de 2ª via. A emissão da 1ª via permanece gratuita.
Entretanto, devido à aquisição dos novos equipamentos e da necessidade de treinamento dos funcionários, neste primeiro momento, serão realizados apenas 12 atendimentos por dia e somente na Sede. Ou seja, no CAC – Polo Cachoeira do Campo e nas Câmaras Itinerantes será feito apenas o serviço de inscrição para o agendamento na sede.
O sistema de agendamento continua o mesmo, on-line, através do site: cidadao.mg.gov.br. Com a mudança, ficou definido também que a carteira de identidade será entregue com até cinco dias úteis, no endereço do cidadão.
Documentação necessária para emissão da carteira de identidade:
– Solteiros: Certidão de Nascimento original e legível;
– Casados: Certidão de Casamento ORIGINAL e legível;
– Separados, divorciados e desquitados: Certidão de Casamento com Averbação ORIGINAL e legível;
– Comprovante de residência;
– Comprovante de pagamento da taxa DAE em caso de segunda via.
Itabirito
Em Itabirito, a emissão da carteira de identidade continua suspensa. Os interessados devem procurar os postos de confecção em Belo Horizonte. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (31) 3561-1599