A culinária de Minas Gerais, amplamente reconhecida pelos moradores do estado, agora ganha projeção internacional ao ser classificada como a melhor do Brasil e figurar entre as 30 melhores do mundo. A notícia não vem de fontes locais, mas do site americano The Taste Atlas, especializado em gastronomia.
Segundo informações divulgadas pelo portal, Minas Gerais conquistou uma impressionante pontuação de 4,36, assegurando a primeira posição no cenário nacional e a 30ª colocação global.
A lista elaborada pelo The Taste Atlas engloba 100 regiões de todo o mundo, contando com a participação ativa de viajantes na composição do seu conteúdo.
Segundo a classificação final, a culinária baiana recebeu a distinção de segunda melhor do país, enquanto o primeiro lugar global foi atribuído à região da Campania, situada no sul da Itália.
A conquista do estado não fica apenas com a classificação geral, já que o pão de queijo mineiro também foi reconhecido internacionalmente como o terceiro melhor café da manhã do mundo em uma lista publicada no mês de abril do mesmo ano. Esta seleção foi baseada em mais de 17 mil avaliações, sendo cerca de 11 mil validadas.
Além disso, em 2022, o site destacou o queijo Canastra, conferindo-lhe a posição de destaque no ranking, superando renomados queijos como o italiano Parmeggiano Reggiano, o francês Mont d’Or e o português Serra da Estrela.