Imagine participar de uma ultramaratona de 250 quilômetros, durante três dias, dormindo (ou melhor, cochilando), ao todo, menos de 1h juntando todos os dias. Esse foi o desafio vencido pelo atleta de Itabirito (cidade da Região Central de Minas), Júlio César Martins (de 39 anos). “Dormi 20 minutos no ponto de apoio, 20 min no meio da prova e 15 min na última parte”, disse ele em entrevista ao Radar Geral.
A ultramaratona em questão é a Caminhos de Rosa, competição inspirada na obra Grandes Sertões Veredas, de Guimarães Rosa. O percurso é de Três Marias a Paraopeba (cidades de Minas Gerais). A competição foi de 8 e 10 de setembro (de quinta a sábado passado).
Júlio (que ficou em 4º lugar geral) apesar de ser de Itabirito (morador do bairro Novo Itabirito) disputou em uma equipe de Belo Horizonte (Sem Limite).
Para se ter uma ideia de como essa ultramarotona é para poucos, foram 21 inscrições. Contudo, somente 17 largaram. E apenas oito a concluíram. A Sem Limite faturou o 2º lugar (com Antônio Pedrete), 3º (com Emerson Francisco), 4º (com o itabiritense Júlio) e 5º (com Danielle Reis). “Foi muito bom. Uma conquista e tanto”, disse o atleta de Itabirito.
VÍDEO: 3h40 da manhã, após percorrer 100 km, equipe chega ao Morro da Garça:
Danielle foi a única mulher que concluiu. “Como ela estava com o tornozelo dolorido, a gente se deu apoio mútuo enquanto os outros atletas da equipe foram na frente”, disse ele.
VÍDEO: momento em que Júlio e Daniella cruzam a linha de chegada:
Segundo o site oficial da competição Caminhos de Rosa, a ultramaratona também teve percursos de 61 km, 89 km e 153 km. Já na meia maratona, as opções foram de 7 km, 16 km e 20 km.
O treinador de Júlio também é de Itabirito (Weder – da WJC Assessoria) e o atleta conta com o apoio da JE Instalações Elétricas e Margarete Presentes (@margarete.presentes). “Aproveito a oportunidade para agradecer à minha fisioterapeuta (@fisiojessika) e à minha nutricionista (@lorenabelonatonutri)”, disse o itabiritense.