Página inicial do Sucem – Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula. Imagem - Reprodução
Página inicial do Sucem – Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula. Imagem - Reprodução
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, informa que a partir desta quarta-feira (9/11), começa o cadastramento escolar, para o ano letivo de 2023. Estudantes interessados em estudar na rede pública de ensino ou mudar de escola devem se cadastrar até 30/11.

Para as escolas de Itabirito, a inscrição poderá ser realizada virtualmente, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula – Sucem. Clique AQUI e acesse o site.

Em Minas Gerais, 727 municípios que aderiram ao Sucem integram o Cadastro Escolar unificado. Por meio desse sistema, são disponibilizadas vagas para a rede estadual e municipal das cidades que adotaram o processo. 

Por meio dessa ferramenta, o cadastro e o encaminhamento dos candidatos às vagas, no ensino fundamental e ensino médio, serão realizados de forma unificada nos municípios que estão participando da iniciativa. Ou seja, após a inscrição e divulgação do resultado, a escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do estudante e que possua vaga para a etapa pleiteada, poderá ser municipal ou estadual.

Para estudantes que não têm acesso à internet, o cadastro em Itabirito deve ser realizado presencialmente na Secretaria de Educação, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é Alameda Wolmer Matos, 3° piso do Itabirense.

Documentos para cadastro presencial

É necessário apresentar os seguintes documentos originais: carteira de identidade e CPF do aluno, comprovante de endereço do pai ou responsável e CPF do responsável, caso o estudante seja menor de 18 anos.

Resultado e matrícula

O resultado do cadastramento será divulgado no dia 12/12 por meio do portal de cadastramento do Sucem.

As matrículas devem ser realizadas de forma presencial até o dia 13/1. A vaga do estudante será confirmada no ato da matrícula. Será, ainda, disponibilizado um novo período para ocupação de vagas remanescentes, voltado àqueles que perderam o prazo anterior. A inscrição poderá ser realizada entre os dias 24/1 e 10/2.

Quem deve se cadastrar

Deverão se inscrever no Sucem as crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental; e estudantes dos demais anos de escolaridade do ensino fundamental e do ensino médio vindos de outras localidades ou de outra rede de ensino.

Os alunos que já estudam na rede pública, mas precisam mudar de escola por motivo da não oferta de continuidade ou que venham a mudar de endereço, também devem realizar o cadastro no Sucem. 

Aqueles que pretendem retornar aos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Também é público do Sucem os alunos que perderam o prazo de renovação da matrícula para o ano de 2023 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual.

Compartilhe: