Visita técnica da GM de Itabirito à GM de Contagem. Foto - GM Itabirito - Divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

“As Guardas Municipais (GMs) nasceram do ideal de polícia comunitária da Europa, mais próxima do cidadão, vinculada ao município e não ao estado. É importante o fortalecimento da integração das guardas de toda Minas Gerais”, disse o jornalista GM Leonardo Davi Guedes, do Departamento de Comunicação da Guarda de Contagem (MG), em entrevista ao Radar Geral, neste sábado (18), ao comentar a visita técnica feita pela GM de Itabirito à sede da GM contagense na quinta-feira (16).

Segundo o comandante Lopes, de Itabirito, um dos motivos da visita foi saber detalhes de como conquistar recursos por meio de projetos a serem apresentados à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os GMs de Itabirito conheceram também o canil, o centro de comunicação e pegaram informações a respeito da atuação que se dá em Contagem, considerada referência entre as corporações municipais de MG.

Membros das GMs de Contagem e Itabirito. Foto: GM Itabirito – Divulgação

Para se ter uma ideia, só em 2019, foram 12.723 ocorrências feitas pela GM na terceira mais populosa cidade mineira.

Integração

Assim como a Polícia Militar funciona de maneira integrada, as guardas municipais podem atuar em áreas para além das fronteiras municipais.

“Estamos trabalhando para assinar um convênio que permitirá que a GM de Contagem dê apoio às nossas ações caso seja necessário. Tal situação é constitucionalmente possível mediante a celebração do convênio”, disse o comandante.

De fato, a Lei Federal 13.022 é clara: “Municípios limítrofes podem, mediante consórcio público, utilizar, reciprocamente, os serviços da guarda municipal de maneira compartilhada”.

Gtam

Discussão a respeito de grupos especiais também aconteceu durante a visita técnica.

Os membros do Gtam (Grupo Tático Municipal), recém-criado pela GM de Itabirito, receberam orientações da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), o grupo de elite da GM de Contagem.

Participaram da vista técnica, o secretário de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Itabirito, Carlos Henrique Luke, e os GMs do Gtam Fernanda, Lucas e Thayring.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui