O prédio do antigo Colégio Dom Bosco, localizado em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (na Região Central de Minas), vai receber a primeira unidade do Vila Galé, após acordo firmado entre a Prefeitura de Ouro Preto e o grupo português de hotelaria.
A construção é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, abrigando uma área de 520 hectares e com capacidade de mais de 170 quartos.
O colégio foi construído na metade do século XVIII pelo governador da época, Dom Antônio, originalmente para ser o quartel do Regimento de Cavalaria da Colônia. Consta na história do local, visitas de Dom Pedro I, Dom Pedro II, além do conhecido Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que serviu no quartel.
A rede Vila Galé inicialmente fez visitas a Minas Gerais no ano passado demonstrando interesse em fechar negócios com o governo mineiro até chegar ao acordo.
O grupo conta com 37 unidades, 10 no Brasil e 27 em Portugal.
A primeira unidade inaugurada no Brasil foi em Fortaleza no ano de 2003, e a última em Alagoas, no ano passado. Na ocasião, foi realizado um investimento de R$ 150 milhões de reais e a geração de 350 novos postos de trabalho.