Operação Natalina 2020 na área do 52º Batalhão. Foto - Arquivo do 52°BPM
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Em informativo oficial, o 52º Batalhão da Polícia Militar (52º BPM) trouxe números que têm a ver com as 15.637 operações policiais realizadas no ano passado. Ao todo, só em 2020, foram 11.399 boletins de ocorrência e 2.001 prisões.

As porcentagens apresentadas na sequência desta matéria se referem à atuação da Polícia Militar (PM) nos quatro municípios sob a responsabilidade do 52º BPM: Itabirito, Ouro Preto, Mariana e Diogo de Vasconcelos. Cidades da Região Central de Minas Gerais. No que diz respeito aos crimes violentos, houve redução de 41,3% no somatório das quatro cidades.

São considerados crimes violentos: homicídio consumado e tentado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado, extorsão mediante sequestro, extorsão e sequestro e cárcere privado.

As operações de repressão qualificada à violência obteve aumento de 34,4% no comparativo com 2019. Essas operações têm o objetivo fazer com que a polícia seja vista, aumentando a sensação de segurança.

Especificamente quando o assunto é roubo, houve redução de 49,4%. Por sua vez, houve redução de 14,8% nos furtos.

Ainda no comparativo entre os dois anos, houve aumento de 18,4% na apreensão de armas de fogo, aumento de 40,4% de registros de ocorrências de tráfico de drogas, e aumento de 16,9% no número de interações entre a PM e a comunidade (interações essas de caráter social).

Além disso, em 2020, 28 veículos foram recuperados na área do 52º BPM, e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência formou 1.290 alunos na modalidade “Proerd em Casa”, realizada de forma on-line por causa pandemia.

Segundo o tenente-coronel Joilson Fernandes Bittencourt, que assumiu o comando do 52º Batalhão em janeiro deste ano, os índices indicam o trabalho eficaz desenvolvido pelo comando anterior. “E a meta para 2021 é desenvolver um trabalho em parceria com a comunidade e autoridades constituídas, para obtenção de índices ainda melhores na preservação da ordem pública”, informou o comando.

Veja, a seguir, quadro com informações oficiais repassadas pela PM da Região dos Inconfidentes:

Matéria feita com base em informações oficiais do 52º BPM.

Compartilhe: