O Ministério Público (MP) de Minas Gerais assinou, nesta quarta (26/6), um Termo de Compromisso com a Coca-Cola Femsa Brasil, com o Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito e com a Prefeitura de Brumadinho, visando a segurança hídrica para as comunidades de Campinho e Suzana (que ficam em Brumadinho, MG, e pertencem à região da Serra da Moeda). A informação é do próprio MP.
O acordo tem como principal obrigação o estudo por meio do Saae de Itabirito, com apoio da Coca-Cola, de alternativas para abastecimento complementar de água para o bairro Água Limpa, em Itabirito. O objetivo é minimizar os impactos do bombeamento dos poços subterrâneos, localizados em Itabirito, nas nascentes de água das regiões de Campinho e Suzana, em Brumadinho.
Os compromissários têm 365 dias para apresentar o estudo ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que vai monitorar a execução de todas as possibilidades de preservação das nascentes citadas.
A Coca-Cola também se comprometeu a disponibilizar R$ 800 mil. Verba essa que será direcionada para projetos socioambientais, de fiscalização, de proteção e de reparação do meio ambiente que gerem benefícios na região de Campinho e o entorno.