Peixes estão morrendo no Rio Itabirito
Peixes mortos no Rio Itabirito, Centro da cidade - Fotos: Radar Geral e cedidas ao site
Compartilhe:

ITABIRITO (MG) – Nesta quarta (14/5), a morte de vários peixes cascudos no Rio Itabirito chamou a atenção das redes sociais. “O cascudo é o 1º a morrer. Está faltando oxigênio na água”, disse um internauta, que recolheu alguns espécimes vivos para salvá-los da morte.

De fato, “falta oxigênio e há um problema de turbidez nas águas do Itabirito”, disse ao Radar Geral o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Itabirito, Frederico Leite, que acabara de falar com técnicos do Saae para tratar do assunto.

O depoimento do secretário ao Radar foi minutos depois de a reportagem ser recebida pela diretora de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria, Maria Eduarda de Moraes Lana.

Ela informou que equipes da Fiscalização e da Vigilância Ambiental estão em campo para saber o que de fato aconteceu.

VEJA VÍDEO

“Está sendo feito o mapeamento no curso d’água para identificar a fonte do evento e vamos ver, com o Saae, a análise da água. Eventuais descartes de peixes e/ou empreendimentos poluidores serão analisados”, disse ela.

O Radar esteve nas ruas conversando com populares que relataram que hoje pela manhã havia uma incomum espuma branca no leito e a água, de fato, está mais amarelada que o de costume.

“Parece que tem um óleo nesse leito”, disse um cidadão entrevistado na Praça São Sebastião.

Apesar de ainda poluído, o Itabirito é habitat de espécies de peixes e a maior parte do esgoto da cidade é tratado pelo Saae.

Compartilhe: