Ouro Preto: caminhão-tanque cai em ribanceira; 23 mil litros de combustíveis atingem ribeirão de Mariana
Caminhão em barranco na BR-356, em Ouro Preto - Foto: CBMMG
970x250
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Ouro Preto (Região Central de Minas) – Na manhã deste sábado (30/12), um caminhão-tanque caiu em uma ribanceira às margens do Córrego Tripuí, na BR-356, próximo à portaria da Actech (antigas empresas Alcan, Hindalco e Novelis). O trecho é conhecido como Rodovia do Contorno. O veículo foi parar a mais ou menos 20 metros da via.

O motorista, única vítima, teve ferimentos aparentemente leves na altura da cabeça e foi socorrido. A dinâmica do fato não foi informada.

Ao Radar Geral, o secretário de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves, informou que, por causa do acidente, 5 mil litros de diesel S10, 5 mil litros de diesel comum e mais 13 mil litros de gasolina caíram no Córrego Tripuí – que passa por Mariana com o nome de Ribeirão do Carmo.

Equipes observam local do acidente – Foto: Defesa Civil Municipal de Ouro Preto

“A curva onde aconteceu o acidente é muito conhecida pela declividade. Inclusive, já pedimos ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) que faça uma intercessão no local”, disse o secretário.

Ele salientou que, por causa do ocorrido, foram acionados o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam), o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Comitê do Rio das Velhas.

Veículo caiu às margens do Córrego Tripuí – Foto: Defesa Civil de Ouro Preto

O Corpo de Bombeiros informou que “as guarnições isolaram o local e realizam o transbordo da carga com espuma mecânica (LGE). O motorista foi socorrido pelo Samu. Uma equipe do Pelotão de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN) está a caminho do acidente”.

A Defesa Civil de Mariana pede à população marianense (principalmente o produtor rural) que não utilize as águas do Ribeirão do Carmo para consumo humano, irrigação ou tratamento de animais.

Isso porque, em comunicado espalhado via WhatsApp, o órgão afirmou que o ribeirão foi contaminado.

Entre os riscos, informou a Defesa Civil, estão a intoxicação humana e a contaminação do solo.

O tanque de transporte é dividido em compartimentos para armazenar combustíveis diferentes. Foto: Defesa Civil de Ouro Preto
Compartilhe: