Na noite da última terça-feira (27), um casal foi preso pela Polícia Rodoviária Federal transportando ilegalmente cerca de 746 filhotes de tartaruga da espécie tigre d’água na BR-116, em Muriaé, na Zona da Mata mineira.
De acordo com informações da PRF, os animais estavam sendo transportados em situações precárias dentro de caixas de papelão no banco traseiro de um veículo, alguns já sem vida.
A abordagem ocorreu após o condutor de um Chevrolet Spin realizar uma manobra suspeita ao perceber a presença dos agentes. O homem, de 51 anos, afirmou à polícia que havia pego as tartarugas em um posto de gasolina em uma cidade próxima a Muriaé, porém se recusou a revelar para onde ia.
O sujeito já havia sido detido por crime ambiental em 2023. Já a mulher, de 35 anos, companheira do condutor, disse que não sabia da existência dos filhotes no veículo.
O casal foi encaminhado para uma delegacia em Muriaé, eles respoderam por crime ambiental contra a fauna silvestre e pelo crime de maus-tratos aos animais. As tartarugas foram entregues à Polícia Militar do Meio Ambiente.