
O texto a seguir foi 100% escrito pela Prefeitura e foi enviado à imprensa por meio de nota:
“Nesta quarta-feira, 14 de março, a mortalidade de peixes no Rio Itabirito chamou a atenção da população e desencadeou uma força-tarefa emergencial, da Prefeitura de Itabirito, Saae e comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito afim de averiguar os motivos do acidente ambiental.
Em um trabalho conjunto, profissionais ligados à área de pesquisa ambiental, servidores da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Saúde e do Saae percorreram as áreas afetadas e margearam os cursos d’água que poderiam contribuir para a perda de qualidade das águas do Rio Itabirito.
A parceria resultou no recolhimento de amostras e verificações que identificaram uma queda preocupante dos níveis de oxigênio e acidez acima do ideal para a vida animal. A origem do problema está em investigação, enquanto seguem os trabalhos de monitoramento do Rio.
A Prefeitura de Itabirito instituiu um grupo de trabalho para realizar o acompanhamento da qualidade da água e promover uma conclusão assertiva acerca do tema. Saae e o serviço de Vigilância Ambiental integram o grupo, junto com especialistas e equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente.
O setor de licenciamento e fiscalização ambiental investigará eventuais usos clandestinos ou em desconformidade com as licenças ambientais concedidas.
Serão realizados novo sobrevoo de drone e novas coletas de amostras de água, dando continuidade aos trabalhos investigativos. De posse dos resultados dessas análises laboratoriais, o grupo de trabalho terá mais elementos para concluir sobre a origem e sobre a melhor metodologia para evitar a reincidência.
O evento observado evidenciou o comprometimento da população de Itabirito, que se mostrou parceira no registro e nas denúncias durante todo o dia.
Todo esse material informativo é considerado durante o trabalho de investigação, monitoramento, estudo e fiscalização da Prefeitura de Itabirito.“
LEIA MAIS: Peixes estão morrendo no Rio Itabirito