O Corpo de Bombeiros divulgou na manhã de hoje (26/8) como está o combate a incêndios florestais em toda Minas Gerais. “Um dos piores períodos de seca e incêndios já registrados no estado e no país”, informou a Agência Minas.
PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI (OURO PRETO E MARIANA)
Trata-se do quinto dia de operação. Oito bombeiros estão no combate às chamas, além de mais 50 pessoas entre brigadistas e voluntários. O apoio aéreo é dado pelo helicóptero Pégasus da Polícia Militar.
“Está sendo realizado o rescaldo na área do pico, além de combates na região do sertão e de uma nova linha de incêndio. Ao mesmo tempo, está sendo feito monitoramento dos pontos debelados nos dias anteriores”, informou o Corpo de Bombeiros.
PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO
Nono dia de trabalho na Serra do Brigadeiro (que fica na Zona da Mata de Minas Gerais), com 12 bombeiros e outras 11 pessoas entre brigadistas e voluntários. Três aeronaves (Air Tractors e helicóptero Guará) estão empenhadas no local.
“Está sendo feito sobrevoo para verificação de novos focos e lançamento de equipes em campo para combate e monitoramento dos pontos debelados nos dias anteriores”, informou a corporação.
APA ALTO DO MUCURI (NORDESTE DE MINAS)
Primeiro dia de operação no local. Quatro bombeiros e outras cinco pessoas, entre brigadistas e voluntários, trabalham para a extinção do fogo. O apoio aéreo ainda não foi solicitado.
RESUMO DOS INCÊNDIO EM MINAS
DEBELADOS (EM MONITORAMENTO): Parque Estadual Serra do Papagaio, Monumento Natural Estadual de Itatiaia, Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, Área de Proteção Ambiental Fernão Dias, Monumento Natural Estadual Várzea do Lageado e Serra do Raio
EM ANDAMENTO: Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, Parque Estadual do Itacolomi, Área de Proteção Ambiental Estadual Alto do Mucuri e Estação Ecológica Estadual Mata dos Ausentes.