Nove agentes da Guarda Civil Municipal (GM) foram treinados para tripularem pequenas embarcações e motos aquáticas. O Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) foi ministrado em Belo Horizonte, entre segunda-feira (20) e sexta-feira (24).
O curso foi ministrado pela Marinha do Brasil por intermédio da Capitania Fluvial de Minas Gerais e colaboração do Exército Brasileiro, Guardas Civis de Contagem e Betim e Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais.
Durante a formação, os agentes aprenderam sobre a legislação de tráfego aguaviário, segurança e estabilidade na navegação, além de meteorologia. Também realizaram práticas de bordo, inclusive com o uso de manobras.
Conforme o subsecretário de Segurança Pública, GM João Paulo Felipe, a qualificação é importante para a corporação. “É bom tanto para a fiscalização em situações de lazer, como para eventos de risco. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as embarcações foram utilizadas para salvar vidas”, disse ele.