Mariana (Região Central de Minas) – Duas pessoas presas em flagrante, e dois caminhões, uma escavadeira e uma caminhonete apreendidos. Esse foi o resultado de uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal contra a exploração ilegal de minério de ferro na “região da trilha da purificação”, bairro Alvorada. Além disso, os envolvidos foram multados em mais de R$ 500 mil (multas administrativas).
A operação se deu na última quinta-feira (21/7). “A ação de inteligência evidenciou o fato acontecendo e direcionou as viaturas das duas corporações, onde constataram o flagrante. Sendo verificado que a empresa alvo da ação não possuía as licenças ambientais para a movimentação de terra, supressão de vegetação tipo candeia (árvore imune a corte) e extração ilegal de minério de ferro e manganês”, informou a Polícia Militar de Meio Ambiente.
Um inquérito policial foi instaurado para que a União (por meio do Polícia Federal) confirme a ilegalidade das extrações.
“Os envolvidos podem responder pelos crimes de usurpação de matéria-prima da União e extração de recursos minerais sem permissão, cujas penas podem chegar a seis anos de detenção”, informou.
[…] Leia também: Mineração ilegal em Mariana termina com 2 prisões e R$ 500 mil em multas; veja fotos […]