Parte do Novo Bento Rodrigues e Estação de Tratamento de Esgoto local, que está pronta. Fotos - Guilherme Guedes -Luan Guedes - Coletivo É
Novo Bento Rodrigues e Estação de Tratamento de Esgoto local, que está pronta. Fotos - Guilherme Guedes -Luan Guedes - Coletivo É
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Em comunicado à imprensa, a Fundação Renova divulgou imagens do novo distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (Região Central de Minas), informando, inclusive, que a localidade já conta com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estação de Tratamento de Água (ETA). A previsão é que as famílias comecem a se mudar para local em janeiro.

As casas estão sendo feitas em processo participativo com os moradores, tendo como base o que eles possuíam e acordos com a Justiça. Sendo assim, as residências não são padronizadas. (Veja fotos nesta página).

Imagem, feita por meio de drone, do Novo Bento Rodrigues, em Mariana. Foto – Guilherme Guedes 

Entrega à comunidade  

No domingo (11/12), foi realizada em Bento Rodrigues uma cerimônia com os futuros moradores, que marcou a conclusão da infraestrutura de água, esgoto e também da iluminação pública do novo distrito. 

“Com a conclusão da infraestrutura, bens públicos e casas no reassentamento de Bento Rodrigues, a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana dão mais um importante passo na atuação de forma articulada para implementar medidas que permitam às famílias iniciarem o processo de mudança a partir de janeiro de 2023”, informou a Fundação.   

Status de Bento Rodrigues  

Até outubro de 2022, 84 casas tiveram as obras concluídas e 70 casas tinham as obras iniciadas em Bento Rodrigues.

Para além das casas, as obras de infraestrutura de Bento Rodrigues estão concluídas, considerando vias (mais de 70 mil metros quadrados, com mais de 6 toneladas de asfalto e 33 mil metros quadrados de piso intertravado), drenagem (mais de 34 km), energia elétrica (mais de 10 km de rede de alta tensão e mais de 9 km de rede de baixa tensão), redes de água (cerca de 14 km) e esgoto das ruas (cerca de 8 km).     

Novo Bento Rodrigues, em Mariana: moradores devem começar a se mudar em janeiro de 2023. Foto – Guilherme Guedes 

O restante dos trabalhos, como paisagismo, água potável, sinalização, calçadas e vielas está atrelado à construção das casas. Postos de Saúde e de Serviços, Escola Municipal e Estação de Tratamento de Esgoto estão prontos. Foram iniciadas as obras da Assembleia de Deus, da Igreja São Bento e da Associação de Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues (Ahobero), Igreja das Mercês, Praça São Bento e Praça do Encontro.   

Tratamento de água e esgoto

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a Estação de Tratamento de Água (ETE), do reassentamento de Bento Rodrigues, estão finalizadas e marcam a conclusão da infraestrutura de água e esgoto do novo distrito. 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Mariana será o responsável pela manutenção das estruturas. 

Estação de Tratamento de Esgoto. Foto – Luan Guedes – Coletivo E

Na ETE de Bento Rodrigues há seis lagoas. Ela está localizada em um sítio a cerca de 1,5 km do reassentamento, tendo capacidade para atender 1.200 pessoas. “Considerada sustentável, a estrutura permitirá que o transporte dos resíduos seja feito sem a necessidade de bombeamento, visto que a estação está em uma posição mais baixa no terreno”, salientou a Fundação.    

Segundo a Renova, o tratamento não exigirá uso de produtos químicos, funcionando com incidência de raios solares e do ar, o que faz o esgoto ser tratado por bactérias, via processo anaeróbico e aeróbico. “Por meio da ETE, a água usada nas casas e outras edificações do reassentamento será tratada e devolvida limpa ao Rio Gualaxo”, garantiu a Fundação.

Já a ETA está instalada no ponto mais alto do novo distrito de Bento Rodrigues. Assim, a distribuição é feita por gravidade, ou seja, não precisa de bombeamento, o que reduz custos e facilita a manutenção do sistema de abastecimento. A estrutura contém dois reservatórios (de 130 mil litros e de 40 mil litros de água tratada), que será distribuída para toda a comunidade.   

De onde virá a água?

Ainda de acordo com a Renova, a água de Bento Rodrigues é proveniente de um poço artesiano profundo, que tem capacidade de fornecer cerca de 5 litros por segundo, o suficiente para atender a todos os moradores da comunidade. 

A seguir, mais fotos do novo distrito. Role a imagem para o lado para ver mais: 

Sobre a Renova  

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco. 

O antigo distrito de Bento Rodrigues (na verdade, era um subdistrito) foi destruído em 2015. Fato que matou 19 pessoas e foi considerado uma das maiores tragédias ambientais da história do país.  

Compartilhe: