Foi divulgado na segunda-feira (19/6) que, última quinta-feira (15/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou a operação “Pã” visando o cumprimento de mandado de busca e apreensão em Santa Rita Durão, distrito de Mariana (Região Central de Minas). As ordens judiciais decorrem de investigações de crimes ambientais e beneficiamento irregular de minério de ferro contra uma empresa da região. O nome dessa firma não foi divulgado.
Os trabalhos iniciais se deram coordenados pela equipe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) que recebeu as denúncias. Através de análise de imagens via satélite, os agentes constataram as explorações irregulares.
Ciente das informações, a PC foi até o local onde estaria ocorrendo a exploração e o beneficiamento de minério, na sede da empresa, e também nas residências do proprietário da companhia e dos irmãos do dono para o cumprimento do mandado de busca e apreensão.
Nos locais, foi possível encontrar fortes indícios de atividade minerária e danos na vegetação local, além de localizar os instrumentos utilizados para a prática do crime. Uma escavadeira, dois caminhões e maquinário de processamento ambiental foram apreendidos.
Além dos equipamentos pesados, também foram apreendidos celulares, computadores e documentos que apontam para uma possível lavagem de dinheiro, que ainda será apurada com conexão com os crimes ambientais antecedentes.
Leia também: Mineração ilegal em Mariana termina com 2 prisões e R$ 500 mil em multas; veja fotos