Da Comunicação da Fundação Renova
Sexta-feira, 16 de abril, é o prazo final para as instituições interessadas se inscreverem no projeto Fortalecimento das Organizações Locais, da Fundação Renova em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). A iniciativa é voltada para instituições e grupos informais atuantes nas áreas de turismo, cultura, esporte e lazer, com sede nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.
A iniciativa selecionará 150 organizações que receberão apoio técnico para que sejam capazes de identificar, mobilizar, captar recursos, trabalhar em rede e executar ações para o desenvolvimento comunitário. Cada organização receberá um aporte de R$ 5 mil para colocar em prática as ações de um plano construído com o apoio de mentoria especializada. A previsão é que o projeto seja desenvolvido de maio a dezembro de 2021.
Além disso, o projeto também visa aumentar a rede de contatos e reconhecimento dos fornecedores locais; proporcionar melhorias estruturais e de gestão; aumentar o nível de maturidade das organizações locais e o número de profissionais qualificados atuantes no setor; viabilizar a sustentabilidade de demais ações implementadas nos territórios; e capacitar agentes locais a fim de ampliar suas possibilidades de atuação e empregabilidade.
“É uma grande oportunidade para as organizações e grupos que já atuam nos territórios de se fortalecerem e garantirem sustentabilidade. Teremos um processo formativo em diversos temas de extrema importância para a atuação no terceiro setor e demais áreas, em uma iniciativa abrangente e muito bem estruturada”, diz a coordenadora de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Maria Cristina Aires.
Para participar, organizações e grupos informais devem ter atuação comprovada de, pelo menos, um ano, por meio de portfólio, documentação formal e/ou declaração emitida por órgãos públicos ou similares. As inscrições podem ser feitas no site: https://compartir.org.br/edital/fortalecimento-das-organizacoes-locais.
Devido ao cenário de distanciamento social e demais limitações impostas pela pandemia de Covid-19, o projeto será desenvolvido no formato on-line.