Estão abertas as inscrições para o 22º Simpósio Filosófico-Teológico, que acontece de 21 a 23 de maio, em Mariana (MG).
O evento é promovido pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e pelo Instituto de Teologia São José (ITSJ), instituições ligadas à Arquidiocese de Mariana.
Nesta edição, o simpósio tem como tema “280 anos de criação da Arquidiocese de Mariana: bens culturais da Igreja – salvaguarda, conservação e proteção”. A proposta é promover um resgate histórico-cultural do patrimônio da Arquidiocese, além de incentivar práticas de conservação e valorização desses bens.
Segundo os organizadores, o acervo da Arquidiocese inclui edificações, imagens sacras e objetos litúrgicos que remontam ao período colonial e têm valor histórico, artístico, cultural e religioso não apenas para Minas Gerais, mas para toda a Igreja no Brasil.
“A Arquidiocese de Mariana é detentora de muitas edificações históricas, imagens sacras e objetos litúrgicos de valor cultural que remetem ao período colonial e necessitam de constante cuidado. Nesse sentido, as ações de conservação preventiva surgem como um instrumento viável para a preservação dos bens, minimizando a necessidade de intervenções drásticas de restauração”, disse a organização.
As atividades serão realizadas nos auditórios dos seminários de Teologia e Filosofia. Interessados podem se inscrever por meio do formulário online CLIQUE AQUI.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
DIA 21 – QUARTA-FEIRA
Local: Salão Teológico do Seminário de Teologia São José – R. Cônego Amando, 57 – Mariana
19h00 – Recepção e Credenciamento dos participantes
19h30 – Solenidade de Abertura Arcebispo Metropolitano de Mariana: Dom Airton José dos Santos e autoridades presentes
DIA 22 – QUINTA
Local: Auditório Dom Oscar da Faculdade Dom Luciano Mendes – Av. Geraldo Gonçalves da Cunha, 21, São José – Mariana
8h30 – Workshop – O ensino e a prática da conservação e restauro do Patrimônio Histórico Cultural – Equipe Técnica do Laboratório de Conservação e Restauração (Labcor/Faop)
14h30 – Painel I – Videoconferência – A Pastoral da Cultura, Comissão de Bens Culturais, Gestão Integrada dos Bens Culturais da Igreja a partir do Inventário – Pe. Luciano da Silva Roberto (CNBB) e Dr. Rafael Azevedo Fontenelle Gomes (Iphan/CNBB)
16h – intervalo
16h30 – Conferência – A Paisagem Cultural como instrumento de gestão e promoção do patrimônio cultural em Minas Gerais – Dr. João Paulo Martins (Iepha)
19h30 – Videoconferência – Conservação Preventiva do Patrimônio Sacro: metodologia, estratégias e experiências – Prof. Dr. Marcos Tognon (Unicamp)
DIA 23/5 – SEXTA
Local: Salão Teológico do Seminário de Teologia São José – R. Cônego Amando, 57 – Mariana
8h30 – Conferência – Conservação Preventiva e análise de riscos – Prof. Dr. Willi de Barros (UFMG)
10h – Intervalo
10h15 – Painel II – Da prática a realidade das Paróquias Mediação: Carlos José Aparecido de Oliveira (Diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto) – Efraim Rocha – Coordenação de Patrimônio da Arquidiocese – Pe. Jean Lúcio de Souza – Comissão de Bens Culturais – Marcos Eduardo Batista – Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo, e Presidente do Compat de Mariana
14h30 – Painel III – A necessidade de preservação do patrimônio cultural da Arquidiocese de Mariana e seus impactos nas cidades Mediação: Sandra Fosque (Arquiteta Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural) – André Henrique Macieira – Coordenador Técnico da Superintendência Regional do Iphan/MG – Hugo Mateus Gonçalves Rocha – Gerente de Articulação com os Municípios (Iepha) – Maria Letícia Ticle – Supervisora Técnica de Patrimônio Cultural da Plataforma Semente (Cemais) – Regis Eduardo Martins – Coordenador do Curso de Tecnologia em Conservação e Restauração (IFMG)
16h – Intervalo
16h30 – Apresentação do Projeto do Manual de Conservação Preventiva dos Bens Culturais da Arquidiocese de Mariana – Sandra Fosque e Pe. Edvaldo Antonio de Melo (FDLM), com a participação de Rafael César da Cruz e Sandra Godoy (Práxis – Conservação e Restauração)
17h – Encerramento