Mais uma etapa do Projeto de Incentivo à Leitura, da Fundação Renova, foi concluída neste mês de novembro, com a entrega dos planos de revitalização de bibliotecas públicas de 37 prefeituras da bacia do Rio Doce que aderiram à iniciativa. Os planos foram elaborados por servidores que atuam na biblioteca pública de cada município, ao longo do Percurso Participativo, que se iniciou em agosto.
Cada biblioteca pública participante do Projeto de Incentivo à Leitura terá até R$ 200 mil para a aquisição dos itens disponíveis no Cardápio. A próxima etapa será o período em que a Fundação Renova irá adquirir os itens escolhidos. A previsão de entrega dos itens às bibliotecas é a partir do segundo semestre de 2022.
Ao todo, 37 prefeituras da área de atuação da Fundação Renova aderiram ao projeto: são 33 localidades em Minas Gerais (Barra Longa, Aimorés, Alpercata, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Conselheiro Pena, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Galiléia, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itueta, Mariana, Marliéria, Naque, Periquito, Pingo-dágua, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga) e quatro no Espírito Santo (Baixo Guandu, Colatina, Linhares e Marilândia).
O plano de revitalização contém os itens escolhidos pelos servidores participantes a partir do Cardápio de Opções disponibilizado pela Fundação Renova, com as seguintes categorias: acervo (aquisição de livros); mobiliário e equipamento (mesas de leitura, estantes, computadores); capacitação (treinamento dos servidores das bibliotecas); e infraestrutura e acessibilidade (melhorias na infraestrutura, incluindo acessos para todos os públicos, pequenos reparos elétricos ou hidráulicos e instalação de equipamentos como ar-condicionado).
Projeto
O Projeto de Incentivo à Leitura, do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova tem por objetivo estruturar e implementar ações de modernização das bibliotecas públicas dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.
Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
Matéria feita com base em texto enviado à imprensa pela Fundação Renova.