Filarmônica de Minas Gerais. Foto - Rafael Motta
Filarmônica de Minas Gerais. Foto - Rafael Motta
Compartilhe:

A Filarmônica de Minas Gerais, uma das mais importantes orquestras da América Latina, realizará uma apresentação especial de Natal em Mariana (MG) no dia 16 de dezembro, às 20h, na Igreja São Francisco de Assis. Este concerto comemora os 15 anos da Orquestra, que serão celebrados em 2023, e faz parte das diversas atividades planejadas ao longo do ano. Sob a regência do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica, e com a participação como solista da Flautista Principal Assistente da Filarmônica, Renata Xavier, o público terá a oportunidade de apreciar uma variedade de temas natalinos, desde os brasileiros até aqueles de terras distantes. O evento, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é gratuito, contudo, devido à limitação de espaço, será transmitido para a área externa da igreja.

Para o maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais, “no diverso e dinâmico mundo em que vivemos, há poucos momentos em que uma celebração é ‘uníssona’ e capaz de criar uma ponte entre diferentes culturas. O Natal é certamente um desses momentos; partindo de uma tradição festiva religiosa, são muitos os elementos que compõem esse espírito natalino que nos preenche de alegria e irmandade. E, dentro dos principais alicerces que trazem vida a essa época do ano, está a música – como não se envolver ao escutar um Noite Feliz? Pois é a partir desse desejo de compartilhar através da música que a nossa Filarmônica realiza este concerto com um cardápio mais do que especial”.

Segundo ele, “nada mais apropriado que começar o concerto com duas obras de um certo alemão que muito contribuiu para a música litúrgica – Johann Sebastian Bach, com dois trechos de suas Cantatas: seu insubstituível coral Jesus Alegria dos Homens e o belo Arioso (melodia utilizada posteriormente por Flávio Venturini no Céu de Santo Amaro). Também vamos propor um diálogo com o passado pela leveza melódica da Suíte Antiga, composta pelo inglês John Rutter, obra que contará com o solo da Principal Flautista Assistente da Orquestra, Renata Xavier. Em um bom contraste, entramos na sequência com o vigor de um festival de Natal do norte-americano Leroy Anderson e, a partir daí, nosso público vai reconhecer os temas cada vez mais (e, também, chamado a participar!). Para a última parte do concerto, vamos tocar orquestrações feitas especialmente por dois membros da Filarmônica – Jônatas Reis, nosso assistente de Arquivo, e Marlon Humphreys-Lima, nosso trompetista principal – de diferentes temas natalinos, dos brasileiros aos de terras distantes. E vamos concluir com muita energia e júbilo”, ressalta José Soares.

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Prefeitura de Mariana e é realizado pelo Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Filarmônica de Minas Gerais – Concerto especial de Natal

Data: 16 de dezembro – 20h30

Local:Igreja São Francisco de Assis em Mariana, MG –

Entrada: gratuita

Com transmissão em telões na área externa da igreja – Praça Minas Gerais

Mais informações: www.filarmonica.art.br

Compartilhe: