Igreja da Sé fica localizada no coração da Primaz de Minas
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Depois de quase sete anos de reforma completa, a Catedral Basílica de Nossa Senhora de Assunção, localizada na Praça da Sé, em Mariana, será reaberta ao público. O ato civil de entrega pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) acontecerá nesta quinta-feira (15/12), às 17h, após coletiva de imprensa.

O ato simbólico marca a passagem de bastão entre o órgão e a Arquidiocese. No entanto, a primeira missa realizada na Igreja da Sé será apenas no dia 24 de dezembro, e o templo será o palco do Natal da Primaz de Minas. Porém, no dia 23/12 haverá missa no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, na Praça Minas Gerais, presidida pelo Arcebispo Dom Airton José dos Santos, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Arquidiocese, em direção à Praça da Sé, para realização de apresentações. Os fiéis poderão, pela primeira vez, entrar na catedral após o restauro.

A Igreja da Sé surgiu em 1703, quando ainda era conhecida como Capelinha da Conceição, fundada pelo capitão Antônio Pereira Machado. É a segunda igreja mais antiga da região, atrás apenas da Capela de Nossa Senhora do Carmo. Em 1712, com a criação de Vila do Carmo (Mariana), a Capelinha da Conceição foi determinada como matriz, por sua localização privilegiada.

A Catedral da Sé está fechada desde fevereiro de 2016, quando entrou no Plano de Ação das Cidades Históricas, através do IPHAN. À época, a estrutura física da igreja estava precária e eram previstas obras na alvenaria, estrutura, forros, telhado e demais instalações, sob um custo de R$ 2 milhões. De acordo com o jornal O Globo, o investimento total chegou a R$ 10 milhões, sendo dividido em duas fases do projeto: arquitetônica e artística.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.