A Prefeitura de Itabirito realizou, na noite desta segunda (28/4), o sorteio do posicionamento das barraquinhas típicas e a apresentou qual será o tema do Julifest 2025. A 32ª edição da festa acontecerá em julho.
Com o tema “Julifest para o Mundo”, a maior festa julina de Minas Gerais promete levar o público a uma viagem cultural por diversos países na edição de 2025. A proposta vai nortear a decoração das tradicionais barraquinhas.
Durante o encontro, também foram discutidos pontos como o plano de trabalho, os valores de repasse às associações e as regras do concurso da rainha do Julifest.

“As reuniões com as associações são fundamentais para traçar as diretrizes de trabalho e garantir o sucesso do evento. As associações são a essência do Julifest, é impossível pensá-la sem elas. A Prefeitura está empenhada em propiciar às associações as condições necessárias para que ocorra uma festa à altura do município”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Veridiane Souza.
A equipe técnica da Secretaria apresentou aos presidentes das associações as diretrizes para a utilização da subvenção municipal, que será destinada à montagem e operação das barraquinhas.
Sobre o concurso da rainha do Julifest, ficou decidido que a escolha será feita por meio de votação popular, com regras e cronograma a serem divulgados em breve.
O sorteio das posições das 20 barraquinhas típicas foi realizado durante a reunião. As associações comunitárias são responsáveis pela comercialização de comidas e bebidas típicas ao longo dos quatro dias de festa.
VEJA COMO FICOU A ORDEM DAS BARRAQUINHAS:
1 – São Gonçalo do Bação (à esquerda de quem chega pela portaria principal – perto do palco)
2 – Quinta dos Inconfidentes
3 – Água Limpa
4 – Bela Vista
5 – São José
6 – Santa Rita
7 – Praia
8 – Vila Gonçalo
9 – Vila José Lopes
10 – Nossa Senhora de Fátima
11 – Acuruí (1ª à esquerda de quem chega pela Pista de Skate)
12 – Gutierrez
13 – Jan Hasek
14 – Marzagão
15 – Portões
16 – Monte Verde/Veneza
17 – Meu Sítio
18 – Padre Eustáquio
19 – Lourdes
20 – Santo Antônio (perto do palco à esquerda de quem chega pela Pista de Skate)