2025: zumba, inglês, bordado, Canarinhos - ações do TFB para São Gonçalo do Bação e região continuam
TFB oferta cursos de capacitação gratuitos. Foto - Divulgação
Compartilhe:

ITABIRITO (MG) – O Terminal Ferroviário de Bação (TFB) afirmou que, para 2025, vai manter as atividades de aula de zumba, inglês, cursos de capacitação, o apoio ao Coral dos Canarinhos, à Feira da Comunidade do Mangue Seco, o curso de bordado e ações em algumas datas comemorativas.

“O TFB tem se destacado por suas diversas iniciativas voltadas à promoção humana, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento social e econômico de São Gonçalo do Bação e comunidades vizinhas. Um dos destaques foi a implantação do Espaço TFB, no Centro Histórico do distrito de São Gonçalo do Bação, reforçando o compromisso com o desenvolvimento local, criando ainda um ambiente propício para o diálogo, a valorização dos saberes e a qualificação profissional com iniciativas transformadoras”, informou a empresa.

A empresa explica que o “Espaço TFB funciona como um centro aglutinador de ideias e projetos voltados à comunidade. Ali são oferecidos cursos de capacitação gratuitos que fomentam a renda e o empreendedorismo local. Entre as formações já oferecidas, estão cursos de operador de pá carregadeira, produção de quitandas, doces de leite, queijos e derivados, apicultura, cultivo de plantas ornamentais, manicure e pedicure, entre outros”.

O Espaço TFB também conta com cursos de capacitação conforme a demanda. Entre as opções até hoje ofertadas: curso de bordado livre para adultos e o Tecendo Raízes (curso de bordado voltado para crianças, jovens e adultos); aulas de inglês para crianças de 6 a 12 anos e o Coral Canarinhos de Itabirito.

“Além das capacitações, o TFB se preocupa em proporcionar experiências enriquecedoras para crianças e adolescentes, sempre vinculadas a temas ou questões socioculturais e ambientais, trazendo conhecimento e reflexão. Atividades como passeios culturais, festas infantis, eventos de férias e celebrações de Natal são promovidas regularmente, ampliando o impacto social da empresa na região. Essas ações criam um ambiente de acolhimento e desenvolvimento, contribuindo para fortalecer os laços comunitários”, saleintou a empresa.

Moradora da comunidade Saboeiro, Edna Maura da Silva é um exemplo de como as iniciativas do TFB têm mudado vidas. Ela participou de cursos de produção de queijos, derivados do leite, quitandas e, mais recentemente, de manicure.

Hoje, Edna comercializa os produtos que faz no sítio onde mora – como doces de leite, queijos e iogurte, e já conta com boa clientela semanal como manicure. “Aproveito esses cursos para descobrir novas capacidades que tenho, me manter ativa e gerar renda para minha família. Além disso, o TFB oferece transporte para o deslocamento até o local do curso, o que facilita muito”, comentou.

Edna também destaca o quão positivo são as ações sociais para as crianças. “O TFB leva nossas crianças para passeios, organizar brincadeiras e atividades culturais. Isso faz uma diferença enorme na vida do meu filho”, comemora.

Moradora de São Gonçalo do Bação, Lucinéia Silva Santos, também enxerga mudanças positivas com a chegada do TFB. Após concluir o curso de manicure, ela apresentou uma evolução significativa na qualidade de seu trabalho. “Depois que fiz o curso, só recebo elogios das minhas clientes. As novas técnicas que aprendi fizeram toda diferença. Meu trabalho melhorou muito”, comemorou Lucinéia. “Apolo, meu filho, adora participar dos eventos como festa das crianças, Férias com o TFB e da festa de Natal”, completou.

“As histórias de Edna e de Lucineia são reflexos do que o Terminal Ferroviário de Bação vem desenvolvendo em São Gonçalo do Bação e região. Com um olhar atento às necessidades da comunidade, oferece oportunidades de capacitação, empreendedorismo e lazer. Consolida-se ainda como um parceiro no desenvolvimento social e econômico das comunidades locais, demonstrando como as empresas podem contribuir para um crescimento sustentável em suas áreas de atuação. Esta iniciativa transforma desafios em oportunidades, criando um legado de impacto social duradouro”, enfatizou a empresa.

Compartilhe: